‘Discriminação no acesso ao emprego pela idade ou nacionalidade’ será debatido no Fórum McV
Os candidatos ao emprego em Portugal, no sector público ou privado, têm direito à igualdade de oportunidades no acesso às vagas existentes no mercado de trabalho, não poderão ser discriminados em razão da sua idade, nacionalidade ou condição social. É sobre este assunto que versará o debate no 1º FÓRUM MOBILIZAR COM VALORES, a realizar-se em parceria com Câmara Municipal de Braga, no dia 14 de outubro de 2023 (sábado), no período de 10h00 às 13h30, no Museu Dom Diogo de Sousa, em Braga.
O objetivo é, por meio de três painéis de debates, abordar com seus associados, empresas, entidades e cidadão interessados, a questão da empregabilidade de grupos sociais vulneráveis como os imigrantes e refugiados, as pessoas com mais idade e os jovens em situação de exclusão, em especial àqueles que procuram o primeiro emprego.
Para o primeiro painel intitulado “O Idadismo no Mercado de Trabalho – como lidar com o preconceito” estão confirmadas as presenças de Isabel Lima – Diretora de Recursos Humanos do Grupo Smile UP e com larga experiência em Recrutamento e Selecção, e de Vera Norte – Assessora para a Comunicação e Empresas da Associação dNovo, entidade que tem como propósito contribuir para que profissionais com habilitações superiores com mais de 50 anos possam voltar a ter um trabalho remunerado.
Para ela “O mercado, as empresas discriminam pela idade, quando afinal, somos todos contemporâneos; uns com mais idade outros com menos”. Haverá anda neste painel, um depoimento pessoal da psicóloga Ana Paula Samico, brasileira com mais idade que enfrentou a dificuldade de reinserção no mercado de trabalho português.
Para o segundo painel “Mais Emprego no Interior: Como atrair e manter os jovens?” contaremos com a presença de Cláudia Serapicos Alves – Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, que abordará sobre o Programa do IEFP – Emprego Interior Mais. No último, mas não menos importante painel, serão debatidas “As oportunidades e os programas de incentivo ao trabalho para os imigrantes e refugiados em Portugal”, com a participação de António Soares Direito – Gestor na Divisão Coesão Social e Solidariedade da Câmara Municipal de Braga e Mário Ribeiro do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações.
Por meio desse 1º Fórum, a Associação McV, segundo o Diretor Executivo, Ricardo Figueiredo, pretende fomentar o debate sobre as dificuldades encontradas por esses grupos sociais vulneráveis, assim como as potenciais soluções para que, independente da idade ou da nacionalidade, todos possam ter a oportunidade de trabalho e uma vida digna.
O evento é gratuito, mediante inscrição no link: https://bit.ly/ForumMcV.