Eurodeputado José Manuel Fernandes participou na conferência internacional ‘Foro América Libre’
Numa altura em que cresce nos consumidores as preocupações com o meio O eurodeputado José Manuel Fernandes, chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, participou na conferência internacional “Foro América Libre”, organizada pela Organização Democrata Cristã da América (ODCA), que decorrue entre 25 e 27 de outubro na Cidade do México.
José Manuel Fernandes participou num painel com o tema “O nosso compromisso: Instituições fortes, economias prósperas, países seguros”, onde abordou a importância que os acordos comerciais, como o acordo UE-CELAC e o acordo UE-Mercosul, representam para a economia, a estabilidade e a segurança de ambas as partes do acordo. Este painel foi moderado por Romina Contreras, Presidente da Câmara de Huixquilucan e uma das mulheres mais influentes do México.
O eurodeputado afirmou que “é urgente que a UE e os países da América Latina aumentem as parcerias e a cooperação, nomeadamente com acordos comerciais, tendo sempre como base os valores da democracia, liberdade, Estado de Direito, defesa da vida e da dignidade humana. Estes valores são os pilares da construção do desenvolvimento sustentável e inclusivo. Os acordos comerciais devem reforçar as democracias e o Estado de Direito”. A UE tem apoiado a América Latina. Desde 2022, o BEI já financiou mais de 1700 milhões de euros em projetos a concretizar na América Latina e Caribe.
Foro América Libre
A ODCA é uma organização internacional composta por partidos políticos latino-americanos que defendem os princípios da Democracia Cristã. Desta forma, o “Foro América Libre” surgiu fruto da necessidade de fazer frente à crescente propaganda e desinformação por parte dos governos populistas de esquerda da América Latina. Assim, esta conferência pretende discutir a promoção da democracia com base em princípios orientadores do humanismo, da liberdade e do respeito pela dignidade humana, como a paz, a justiça e a solidariedade.
Este evento contou com mais de 100 participantes de todo o mundo, entre os quais 30 fundações. Entre os participantes destacam-se vários ex-presidentes de países da América Latina, como Miguel Ángel Rodríguez, da Costa Rica, Jorge Quiroga, da Bolívia, Andrés Pastrana, da Colômbia e Vicente Fox, do México.