Amares vai apoiar obras no interior da Igreja do Mosteiro de Rendufe
A Fábrica da Igreja Paroquial de Santo André de Rendufe vai avançar com obras no interior da igreja do Mosteiro de Santo André de Rendufe. A intervenção, estimada em 75 mil euros, contemplará o reboco e pintura do interior da igreja e contará com o apoio da Câmara Municipal de Amares e da Junta de freguesia de Rendufe. O subsídio atribuído pela Câmara Municipal, no valor de 30 mil euros, foi aprovado, ontem, em reunião do órgão executivo.
Para o Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, “a igreja do Mosteiro de Santo André de Rendufe é um património que, para além de religioso, se reveste também de uma enorme riqueza histórica, com um grande potencial turístico e cultural. Foi objetivo deste executivo intervir na Abadia, Mosteiro de Santa Maria de Bouro e Mosteiro de Rendufe. No final deste mandato, teremos estes três locais em condições muito melhores, para se constituírem como uma verdadeira atração de Amares. Esta intervenção é mais um passo importante nesse sentido”.
Mosteiro de Santo André de Rendufe
Localizado num vale, numa zona rural, isolado pela sua antiga cerca, foi mandado construir no séc. XII, na freguesia de Rendufe.
O Mosteiro beneditino masculino, onde se destaca a talha dourada, de estilo barroco nacional, está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Sendo uma das mais belas jóias da arquitetura barroca do Concelho de Amares, o Mosteiro de Santo André de Rendufe proporciona, todavia, uma viagem pelos vários estilos arquitetónicos, onde podemos encontrar a energia e o movimento do barroco, por um lado, e a sobriedade do neoclássico, por outro.