DestaqueVILA VERDE

Projetos inovadores ligados à arte e à cultura apresentados em Vila Verde

No Dia Internacional da Cidade Educadora, Vila Verde juntou à mesma mesa diversos parceiros com projetos inovadores nas áreas da arte e da cultura desenvolvidos por escolas e instituições, como fonte de criação e aprendizagem. A presidente da câmara de Vila Verde abriu os trabalhos, na Casa do Conhecimento, referindo que “o Município desde 2013 ostenta o selo de cidade educadora” que valoriza “um conjunto de instituições e parcerias ligadas à educação mais informal”.

Este ano, o tema é a Arte e Cultura, evidenciado a autarca diversos exemplos postos em prática no concelho: “quando se realiza arte na rua estamos a educar para o sentido estético, para o gosto, uma caminhada educa para o desporto, mas também para a solidariedade”. No fundo, “ser cidade educadora é educar para os valores, para a família, para a paz, para a cultura, para a solidariedade”.

Para finalizar, Júlia Fernandes lembra que “uma cidade educadora olha para todos os valores como um todo contribuindo para uma educação para todos”. A sessão contou com a participação de alunos da EPATV.

O vereador Manuel Lopes acompanhou a apresentação dos vários projetos criados, por exemplo, pela EPATV, Secundária de Vila Verde, Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Agrupamento de Escolas de Prado, D’Artes, Museu do Brinquedo e da Brincadeira ou Biblioteca de Vila Verde

Num mundo cada vez mais urbanizado, as cidades (grandes e pequenas) assumem um papel crucial na hora de gerar oportunidades educativas que permitam desenvolver o potencial dos seus habitantes.

As Cidades Educadoras apostam na criação de contextos urbanos mais vivíveis promovendo uma visão ampla da Educação ao longo da vida e maximizando o impacto educativo das suas políticas municipais.

O Dia Internacional da Cidade Educadora é uma celebração internacional que tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

De acordo com a Associação Internacional de Cidades Educadoras, nesta celebração pretende-se mobilizar todos os agentes culturais numa celebração dinâmica e participativa, que promova o diálogo e sirva para dar a conhecer as oportunidades artísticas no território e contribuir para a geração de novas sinergias e aprendizagens.

Uma Cidade Educadora promove o acesso à cultura, garantindo a igualdade de oportunidades para a sua fruição; reconhece as diferentes culturas e manifestações culturais presentes no território e fomenta uma educação artística de qualidade que permita o desenvolvimento pessoal e coletivo. Numa Cidade Educadora a cultura e a arte são um importante meio de inclusão e capacitação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *