Três formas (simples) de ‘curar’ uma ressaca
Foi sair com os amigos ontem? Bebeu uns copos a mais e hoje sente que foi ‘atropelado por um camião’? Mantenha a calma e leia, com atenção, os conselhos que médicos partilharam, recentemente, na CNN internacional.
Já (quase) toda a gente sabe que o álcool desidrata, ou seja, os sintomas de ressaca, como as dores de cabeça, resultam da constrição dos vasos sanguíneos, assim como da perda de eletrólitos, minerais essenciais como o sódio, o cálcio de que o corpo necessita.
John Brick, um médico, aconselha que “beba um quarto de chávena de café”. Normalmente, “são necessários cerca de 20 minutos para que a cafeína comece a ter algum efeito percetível”, acrescenta. Mas, se o café não fizer efeito, não insista, alerta o médico.
Substituir os líquidos perdidos por água ou por um tipo de bebida desportiva com eletrólitos pode ajudar (e muito) a acelerar a recuperação de uma ressaca, afirma Robert Swift, um professor de psiquiatria e comportamento humano na Escola de Medicina Warren Alpert da Universidade de Brown, nos Estados Unidos.
Para terminar o médico relembra que uma pequena quantidade de álcool deixa o corpo inalterado através do suor, da urina e da respiração. Por isso, levante-se, experimente uns alongamentos ligeiros, caminhe, e, claro, ingira muita água para estimular a micção, aconselha.
Recomenda ainda que “antes de adormecer e quando acordar, beba tanta água quanto a que conseguir aguentar confortavelmente”.