DestaqueVILA VERDE

Celebração da inclusão no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva

Desde 29 de novembro até ao próximo dia 15 de dezembro está a decorrer a “Celebração da Inclusão” no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva com o desenvolvimento de várias atividades que envolvem as crianças da educação pré-escolar e os alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade. Esta é uma iniciativa do Departamento da Educação Especial e da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) com a colaboração dos Docentes Titulares de Turma e Grupo, Diretores de Turma, Biblioteca, Departamentos Curriculares, Professores e Assistentes Operacionais.

São várias as atividades promovidas tais como: Leitura de histórias; visionamento de curtas metragens seguido de reflexão, debate e registo de mensagens à comunidade educativa; projeção de filmes sobre a inclusão e a aceitação da diferença; demonstração de materiais adaptados para a prática desportiva – O desporto adaptado como meio de inclusão; concurso para a criação de uma música e de um cartaz sobre o tema “Uma escola para todos”; elaboração de separadores de livro com mensagens alusivas ao tema; apresentação do livro “Maria mulata” às crianças da educação pré-escolar e aos alunos do 1.º ciclo pela escritora Kátia Santos; Murais para registo das mensagens dos elementos da comunidade escolar sobre a inclusão entre outras atividades a desenvolver pelas escolas.

Merece particular destaque a apresentação do conto da sua autoria, “A Revolta dos Afetos”, ao 9.º ano da Escola Básica de Ribeira do Neiva pelo ex-aluno daquela escola, João Carlos Gonçalves.

O João Carlos tem 25 anos e completou o 12.º ano em 2016. Sendo portador de perturbação do espectro do autismo, não se inibiu de se se apresentar como tal no início da sessão: “Eu tenho perturbação do espectro do autismo, o que faz com que eu seja uma pessoa ‘diferente’. Sou uma pessoa com algumas limitações, mas cheia de sonhos. E é de um dos meus sonhos que venho falar-vos hoje: venho apresentar-vos a minha estória”.

Foi uma experiência enriquecedora para todos os que participaram, nomeadamente os alunos, os professores e os assistentes operacionais que acompanharam o João no seu percurso educativo nesta escola, incluindo a Diretora do Agrupamento, Martinha Couto Soares, que salientou a excelente entrega e trabalho da Professora de Educação Especial, Albertina Ferreira.
No final, o “nosso autor” lembrou aos alunos do 9º ano que é preciso ter sonhos e lutar pelos nossos objetivos.

São objetivos da “celebração da Inclusão” : Promover a inclusão, como um direito de todas as crianças e alunos ao acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos; Mobilizar as pessoas para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar de todas as pessoas sem exceção; Sensibilizar e incentivar os alunos a participar na sinalização e na superação de ações e atitudes discriminatórias de que são alvo as pessoas em geral e, em particular, as pessoas com deficiência; Promover a consciência social sobre os benefícios da inclusão em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural; Promover a aceitação e o respeito pelas diferenças – sejam culturais, físicas, intelectuais, ou outras – como premissas da inclusão, lembrando que a escola é um espaço DE e PARA TODOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *