O dia nasceu frio, mas solarengo. E à medida que os raios de sol foram afastando a geada matinal, aumentava também o calor humano na Praia Fluvial do Faial, na Vila de Prado.
Paulatinamente, foi crescendo um fenómeno que contornou as leis da natureza e levou um mar de gente a desaguar na margem direita do Rio Cávado. Apesar de o calendário marcar o dia 7 de janeiro, o cenário fazia lembrar as grandes enchentes que a praia regista na época balnear.

Ao todo, foram mais de 150 bravos participantes que aceitaram o repto e aproveitaram o primeiro domingo do ano para começar 2024 com um revigorante e rejuvenescedor Mergulho no Cávado, perante o olhar atento de largas centenas de espectadores.
No final, para aquecer o corpo e fortalecer o espírito, não faltou o habitual Porto D’Honra acompanhado com pastéis de nata, um momento que fomentou a amizade e o convívio.
A iniciativa é organizada pelo pradense de gema António Silva, mais conhecido por Mousinho, com o mote ‘vamos transformar o primeiro domingo do ano num dia de verão’.
Desta forma, pretende-se valorizar e divulgar a imensa beleza da Praia Fluvial do Faial também durante a chamada época baixa e ressalvar que, além do potencial turístico, este inestimável património natural deve ser cuidado, protegido e preservado para bem das gerações presentes e futuras.

