AMARESDestaque

Aviso para a requalificação da Secundária de Amares já abriu mas…

A Vice-Presidente da câmara de Amares, Cidália Abreu, que substituiu o presidente da autarquia na reunião do executivo de hoje, congratulou-se pela abertura do aviso para a requalificação da Escola Secundária de Amares mas… há ‘nuvens escuras’ a pairar à volta dos critérios vertidos para o aviso.

A primeira questão prende-se com o montante global atribuído: 150 milhões de euros para as 37 escolas do Norte que integram a lista das muito urgentes, urgentes e prioritárias. “Uma verba insuficiente” concordou, em uníssono todo o executivo. Depois vem o valor total da candidatura amarense: cerca de 14 milhões mas que poderão ser ajustados já que a candidatura prevê uma auscultação prévia ao mercado: “iremos sempre pelo valor que nos for mais favorável”, referiu o técnico superior do Município responsável pelas candidaturas.

As dúvidas sobre os critérios não se ficam por aqui. “São pouco objetivos, teremos que fazer uma candidatura que ‘agrade’ a quem vai decidir” e “não está explícito que o facto da Secundária de Amares estar como muito prioritária seja valorizado”. A submissão de candidaturas tem como data limite 26 de março e a autarquia está a alinhar com a direção do Agrupamento de Escolas alguns pormenores, “nomeadamente a questão do mobiliário que não estava inicialmente previsto”.

O vereador do PS, Pedro Costa, não gostou muito do que foi dito: “a ser verdade que a listagem de escolas prioritárias não é factor decisivo, então para quê se fez a listagem? Para que é que andamos com isto tudo?” e foi mais longe: “fizeram-se manifestações por tudo e por nada, mas se os critérios não são objetivos e favoráveis às escolas muito urgentes então teremos que tomar uma posição de força e eu estarei na linha da frente”.

O vereador pediu, no entanto, que “se tenha um valor sólido sobre quanto vai custar a requalificação da secundária e teremos que nos fazer valer daquilo que nos andaram a prometer” com a tal listagem. “se for preciso fazer lobby, e que não ter medo da palavra, contem conosco para isso”.

A verdade é que o assunto promete aquecer as próximas semanas, sobretudo, depois de uma leitura muito mais pormenorizada ao aviso lançado no início do mês.

Recorde-se que no âmbito da CIM-Cávado só duas escolas estão referenciadas como muito prioritárias: Amares e Esposende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *