Minho

Recriação histórica ‘Memórias do Tanque’ em Celeirós

A AGERE E.M. organiza mais uma sessão de “Memórias do Tanque”. Esta iniciativa, que visa preservar e promover o valioso património cultural imaterial associado aos tanques, fontanários e lavadouros comunitários do Concelho de Braga, destacando a importância das memórias coletivas e das tradições que tanto enriquecem a história das comunidades, marca o início dos trabalhos de levantamento na União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro.

Amanhã, às 10h00, em Celeirós, é altura de conhecer um pouco melhor do tanque de Trezeste. A sessão contará com a presença de Rui Morais, presidente do Conselho de Administração da AGERE E.M., do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Bracara Augusta, Miguel Bandeira, e do Presidente da Junta de Freguesia de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, Carlos Guimarães.

Esta edição em particular, contará com a participação especial do grupo de teatro amador “Artes d´Alegria”, polo cultural da Associação Cultural e Recreativa Semear Alegria, cuja atividade se desenvolve na freguesia de Celeirós e que, reconhecendo a importância do projeto “Memórias do Tanque”, quis associar-se à iniciativa, contribuindo para a celebração e preservação das memórias e tradições locais. A recriação histórica, proporcionada por este grupo, irá transportar os participantes para as vivências do passado, destacando a relevância cultural e social dos tanques, fontanários e lavadouros comunitários.

As sessões das “Memórias do Tanque” decorrem no âmbito do protocolo de colaboração assinado entre a Fundação Bracara Augusta, a Universidade do Minho, a AGERE e as 37 Juntas/Uniões de freguesia do Concelho de Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *