DestaqueVILA VERDE

6ª Tertúlia do Centro Social Vale do Homem abordou a saúde e o social na região e país

As instalações do IPCA, em Braga, foram palco da “6a Tertúlia Social e da Saúde”, uma iniciativa desenvolvida pelo CSVH, em colaboração com este Instituto Politécnico, e que teve como objetivo o diálogo e a reflexão de questões essenciais da sociedade contemporânea: a saúde e o social, os seus desafios, preocupações e futuro.

A sessão de abertura contou com a presença de Jorge Pereira, Presidente do CSVH, bem como do Padre José Antunes, Presidente da União Distrital das IPSS de Braga, e João Ferreira, Diretor do Centro Distrital Segurança Social.

O primeiro tema deste evento denominado “Novas perspectivas sobre creches e educação infantil”, contou com a moderação de Andreia Costa – Diretora de Serviços da casa da Alegria, felizMENTElar e Clube dos Pequenos e participação dos oradores Alberto Nídio Silva – Presidente da Casa do Brinquedo e da Brincadeira e Professor e Investigador da Universidade do Minho e Luís Costa – Diretor Pedagógico dos Colégios RikAROk, da Fundação Pão de Açúcar – Auchan.

No segundo tema abordou-se a inclusão: “E depois da Escola? Que Futuro para a Deficiência em Portugal?”, que teve como com moderadora Zélia Lopes, Diretora de serviços do Centro Social, do Lar das Termas e Casa Mãe e contou com os oradores Teresa Guimarães, Vice-presidente da HUMANITAS – Federação Portuguesa Para a Deficiência Mental, Sara Costa, Diretora Técnica da AIREV (Associação para Integração e Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela) e Cláudia Serapicos Alves diretora do Centro de Emprego de Braga.

A sessão de encerramento ficou a cargo da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes e Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social do Município de Braga, Carla Sepúlveda.

Este dia contou, ainda, da parte da tarde, com o lançamento e benção da primeira pedra das “Casas da Aldeia”, com a presença da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, Presidente da CCDRN, António Cunha e o Benemérito Prof. Manuel Joaquim Magalhães, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes e Presidente do CSVH, Jorge Pereira.

O Presidente do CSVH referiu nesta cerimónia que “a Inclusão, é uma das dimensões do universo CSVH e prova disso é o caminho trilhado nesse sentido, nomeadamente pela diversas distinções atribuídas a esta Instituição, nomeadamente a distinção da CIM – Cávado ao CSVH, com o Selo Municipal de Vila Verde, para a Igualdade e Conciliação; bem como pela Centro Social ter obtido a única menção honrosa, a nível Nacional, pela HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental e, também, distinção pelo IEFP, em Lisboa, como Marca Entidade Empregadora Inclusiva”.

Reforçou, ainda, que “neste projeto da deficiência, no âmbito da autonomização e inclusão, o CSVH, Entidade Formadora Certificada, pretende trabalhar a formação aliada às empresas de inserção e com o IEFP criar o CEP – Centro de Emprego Protegido, com o objetivo de integrar sócio profissionalmente os seus utentes”.

Este novo projeto de construção de residências de autonomização e inclusão, na freguesia de Alvito, S. Pedro, em Barcelos, vai receber 27 pessoas e trata-se de um investimento de 2,5 milhões de euros. A comparticipação do PRR foi de 1 milhão e 150 mil euros.

As RAI terão como principal objetivo dar uma maior resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade mas que conseguem viver de forma autónoma, proporcionando-se assim condições para um projeto de vida mais inclusivo, nomeadamente através da formação, apoio nas atividades de vida diária, integração no local de trabalho, entre outras ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *