Minho

Centro de Recolha Oficial de Guimarães: Aprovadas obras de ampliação de espaço

Na última reunião executiva, foi aprovado o projeto de ampliação do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Guimarães, num investimento de 1,6 milhões de euros, mais o valor do IVA em vigor (1.629.024,41€ + IVA), para uma duração estimada de 365 dias.

O projeto, concebido pela Norte Arquitetos, da WebMais, visa adequar as condições de alojamento animal às alterações legislativas ocorridas desde a construção do Canil/Gatil em 2004, procurando modernizar as instalações para proporcionar cuidados veterinários de qualidade e aumentar a capacidade de acolhimento de animais errantes na região.

Dois aspetos fundamentais foram considerados na elaboração do plano de ampliação. Em primeiro lugar, a nova legislação introduziu a esterilização como principal método de controlo populacional de animais errantes e proibindo o abate, implicando a necessidade de mais alojamentos e adaptações para estadias prolongadas. Em segundo lugar, há a urgência de oferecer melhores condições de assistência veterinária e alojamento para os animais, especialmente cães e gatos.

A intervenção será dividida em duas áreas principais: a Zona A, que receberá a expansão do serviço veterinário, unidades de alojamento para gatos e cães, e a Zona B, onde serão criadas unidades adicionais de alojamento para cães, além de áreas de apoio.

Esta iniciativa reflete o compromisso da Câmara Municipal de Guimarães com o bem-estar animal e a responsabilidade social, garantindo que os animais tenham o cuidado e a atenção necessários enquanto aguardam por uma adoção responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *