Amares

Câmara de Amares quer construir uma Estação de Tratamento de Águas no concelho

O presidente da câmara de Amares vai reunir-se com responsáveis da empresa ‘Aguas do Norte’ com vista à construção de uma Estação de Tratamento de Águas, inexistente no concelho. “Nesta altura, o tratamento da água é feito com cloro”, revelou o autarca ao ‘Terras do Homem’.

O custo da obra ronda os 1,5 milhões de euros e a autarquia vai procurar perceber na reunião, a possibilidade da existência de um aviso para formalizar uma candidatura. “É muito dinheiro, mas é uma obra essencial para Amares. Estamos a fazer investimentos na conduta de água e faz sentido ter uma ETA”, construir junto ao Rio Cávado, na freguesia de Prozelo.

Atualmente, a água é bombada do rio para o reservatório da Senhora da Paz, onde sofre um tratamento à base de cloro. “Com a ETA, não seria preciso fazer este tratamento e a água era logo disponibilizada, já tratada, aos munícipes”.

Custos da energia
O autarca, em reunião de executivo, mostrou a sua preocupação com o aumento do custo da energia e deu um exemplo: “os custos com a elevatória da água disparam de cinco para 50 mil euros no mês de Agosto. É um aumento fora do normal e para o qual não estamos preparados nem temos condições financeiras para o assegurar”.

O Vereador do PS, Emanuel Magalhães, referiu que “a Associação Nacional de Municípios Portugueses tem a obrigação de fazer alguma coisa sobre esta matéria porque corre-se o risco de haver incumprimentos”. O assunto pode chegar à próxima Assembleia Municipal através de uma moção.

Já o outro Vereador do PS, Pedro Costa, começou por referi que “em cinco anos que levo de mandato nunca me senti tão identificado, como agora, com a sua estratégia para a água e para o lixo”. No entanto, lembrou que “Amares tem um problema de captação de água, que não é suficiente, e temos que encontrar solução para o seu reforço”.

Reunião com o Ministro das Infraestruturas
Manuel Moreira deu, ainda, a conhecer uma reunião com o Ministro das Infraestruturas, em Lisboa, juntamento com os seus congéneres de Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso para a construção da variante de Pitancinhos. “Está no PRR, mas sem cabimento orçamental. Vamos tentar sensibilizar o senhor ministro da importância desta via para os três municípios”.

Deixe um comentário