Desporto

Duarte de Deus conquista vitória expressiva e sagra-se Campeão da Winter Cup em Viana do Castelo

A época de 2026 do karting português começou de forma verdadeiramente marcante para Duarte de Deus (Jardim da Isabel / Nexel / Batalha Fit / Equipa: CF Motorsport / Coach: Carlos Figueiredo). O piloto de apenas 8 anos, natural da Vila da Batalha, a 10 quilómetros de Leiria, foi o grande destaque da Winter Cup, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, prova que marcou a abertura da época no país. Duarte cumpriu o seu primeiro compromisso oficial do ano com uma exibição segura, consistente e de elevado nível competitivo.

Desde os primeiros momentos do evento, ficou evidente que o piloto estava totalmente afinado com o equipamento e perfeitamente adaptado ao traçado. No circuito de Viana do Castelo, o público presente assistiu a uma exibição de alto nível, com o piloto do kart número 35 a dominar a categoria Cadete e a demonstrar maturidade em cada saída para a pista.

O aproveitamento de Duarte de Deus ao longo de todo o fim-de-semana foi praticamente total. Em todas as fases do evento, o piloto português esteve entre os mais rápidos, a controlar as situações com inteligência e precisão. A única ocasião em que não terminou na primeira posição aconteceu na manhã deste domingo (1), durante o treino de aquecimento, sessão em que, ainda assim, garantiu o segundo melhor tempo.

“O kart estava perfeito e consegui fazer tudo o que tinha planeado com a minha equipa. Fiquei muito feliz porque correu tudo bem”, afirmou Duarte de Deus.

Na sessão de treinos cronometrados, que definiu a grelha de partida para a primeira corrida, Duarte confirmou o excelente momento ao registar o tempo de 52,228 segundos, garantindo a pole position. Na corrida, ao arrancar da frente, manteve a concentração do início ao fim e completou as sete voltas sempre na liderança. Mesmo a gerir o ritmo, assinou o segundo melhor tempo da prova, suficiente para assegurar uma vitória clara.

A Pré-final trouxe mais um triunfo para o piloto da Vila da Batalha. Com controlo absoluto da corrida, Duarte soube gerir a vantagem para os adversários, manteve a liderança sem sobressaltos e demonstrou uma leitura de prova muito segura, evitando riscos desnecessários.

Na Final, surgiu a cereja no topo do bolo. Duarte de Deus conquistou a sua terceira vitória na Winter Cup, desta vez com emoção até à linha de meta. O segundo classificado terminou a apenas 63 centésimo de distância, numa chegada extremamente renhida que exigiu máxima concentração até ao último metro.

“A Final foi mais difícil, mas consegui vencer. Estou muito contente por começar bem o ano de 2026”, disse o Campeão da Winter Cup.

Após um breve período de descanso para celebrar a conquista, Duarte de Deus regressa já este fim-de-semana ao Kartódromo de Viana do Castelo, onde disputa a primeira etapa do Campeonato Portugal de Karting.

Ao longo da época, o piloto irá também competir na Rotax Micro Academy e tem já compromissos confirmados no Kartódromo de Braga, nos dias 21 e 22 de março, para a Rotax Cup, seguindo-se, na semana seguinte, a primeira etapa do Rotax Max Challenge Portugal 2026, numa fase de calendário particularmente intensa.

Deixe um comentário