Minho

Município de Braga prepara época balnear de 2026 em articulação com freguesias e parceiros locais

O Município de Braga está a preparar a época balnear de 2026 em estreita articulação com as freguesias, a AGERE e os concessionários das principais zonas balneares do concelho, num processo de trabalho conjunto que tem vindo a decorrer nas últimas semanas.

As zonas balneares de Adaúfe, Palmeira, Merelim São Paio e Crespos estiveram em análise, com o objetivo de alinhar procedimentos, definir responsabilidades e antecipar necessidades operacionais para o período de maior afluência.

Entre as principais áreas de intervenção destacam-se o reforço da higiene urbana e da recolha de resíduos, a manutenção e qualificação das infraestruturas de apoio e a melhoria das condições de segurança para os utilizadores.

No âmbito deste processo, a AGERE apresentou o seu plano de operação para o verão, prevendo o reforço dos serviços de limpeza. O Município enquadrou os investimentos a realizar nestes espaços, enquanto os concessionários contribuíram com propostas de melhoria ao nível da prestação de serviços e da articulação no terreno.

As Juntas e Uniões de Freguesia destacaram o seu papel na monitorização permanente das zonas balneares, sublinhando a importância da proximidade na identificação e resolução de ocorrências, bem como a necessidade de reforço da vigilância e do policiamento.

O vice-presidente do Município de Braga, Altino Bessa, sublinha que “a preparação atempada da época balnear permite garantir uma resposta mais eficaz e coordenada, assente no trabalho conjunto entre todas as entidades com intervenção no território”.

Com este trabalho de planeamento, o Município de Braga reforça a capacidade de resposta das zonas balneares do concelho, promovendo melhores condições de utilização, segurança e sustentabilidade durante a época de verão.

Deixe um comentário