Num comício marcado pela força do apoio popular, o presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, António Brás, abraçou o compromisso com a mudança, anunciando publicamente o seu apoio à candidatura de Ricardo Araújo à presidência da Câmara Municipal.
Este apoio é especialmente significativo e um sinal claro de que Guimarães precisa de mudar, dado que António Brás ocupa o cargo de presidente da Junta há dois mandatos consecutivos, eleito pelo PS, o que torna esta decisão ainda mais impactante. António Brás destacou os desafios que a freguesia de Moreira de Cónegos tem enfrentado sob a administração do PS, apontando a falta de investimento, a ausência de empresas que possam crescer e o impacto negativo do atual PDM (Plano Diretor Municipal). “A nossa terra está a ser deixada para trás, sem um olhar de futuro. É por isso que apoio esta candidatura: o Ricardo Araújo e a sua equipa são os únicos com propostas reais, focadas em dar a Moreira de Cónegos a atenção que merece. Precisamos de mudança, precisamos de investir na nossa terra, precisamos de alguém que, de facto, saiba o que a nossa comunidade precisa”, afirmou o presidente da Junta, destacando que este projeto é fundamental para o futuro da freguesia e de Guimarães.
Como atual presidente da Junta de Moreira de Cónegos, não hesitou em afirmar que o futuro da sua freguesia e do concelho está na mudança proposta pela Coligação Juntos por Guimarães. “Este apoio tem um peso muito grande porque não vem de qualquer pessoa. Como presidente da Junta, vivi a realidade de Moreira de Cónegos e o que vejo é uma falta de visão para o futuro, um concelho que não está a evoluir como deveria. A nossa terra precisa de mais e, por isso, acredito que esta é a verdadeira oportunidade de transformação para todos nós”, declarou António Brás, deixando claro que a sua adesão à Coligação Juntos por Guimarães não é apenas uma questão
política, mas sim uma questão de futuro e de compromisso com a melhoria de vida dos Vimaranenses.
Ricardo Araújo, candidato da Coligação Juntos por Guimarães à Câmara Municipal, expressou sua alegria pelo apoio de António Brás e a crescente mobilização que está a acontecer em toda a zona sul do concelho. “A mudança está a acontecer, e ela vai além de Moreira de Cónegos. O que estamos a ver aqui é um movimento que cresce, que se espalha pelo norte, centro e sul de Guimarães. Esta onda de apoio já não para e está a conquistar todos os cantos do concelho. Moreira de Cónegos precisa de ajuda urgente para não continuar a ser arrastada para baixo. A falta de investimentos e a falta de atenção às necessidades da freguesia têm de ser resolvidas. É hora de agir, é hora de mudar”, afirmou.
Ricardo também fez uma comparação direta entre a sua candidatura e a do atual candidato do PS, sublinhando a arrogância do governo de 36 anos do PS. “O candidato do PS pensa que as eleições já estão ganhas. Essa arrogância e a falta de preocupação com os problemas reais da população é o que os tem levado a descuidar de Moreira de Cónegos e de todo o concelho. Nós, da Coligação Juntos por Guimarães, vamos garantir que a nossa freguesia tenha o apoio necessário, que a nossa terra tenha o investimento que merece, e que todos os vimaranensespossam ter qualidade de vida”.
Entre as principais propostas da Coligação Juntos por Guimarães, destacam-se investimentos em infraestrutura e apoios aos empresários locais, para garantir a permanência de empresas e atrair novas indústrias, criando emprego bem remunerado. Também se destaca a revisão do PDM para permitir a construção de habitação e oferecer soluções para as famílias que precisam de espaço para viver, apoio à população mais velha, com a construção de novas valências e a criação de uma política de cuidados sociais mais eficaz, além de apoio à educação e à juventude, com o compromisso de resolver o problema das creches nos primeiros 4 anos. Outra proposta importante é o reforço do comércio tradicional e da economia local, para que Moreira de Cónegos e o concelho de Guimarães possam voltar a ser um lugar atrativo para viver e trabalhar.
“Moreira de Cónegos não pode continuar a ser esquecida. Vamos garantir que todos os Vimaranenses, sejam jovens ou mais velhos, empresários ou trabalhadores, tenham a qualidade de vida que merecem. A nossa equipa está pronta para agir, e, com o apoio de António Brás e de todos os Vimaranenses, vamos transformar Guimarães. Dia 12 de outubro, temos a oportunidade de dar um novo rumo ao nosso concelho.”, finalizou Ricardo Araújo. Rogério Paiva, candidato à Junta de Freguesia pela coligação, também reforçou a importância do
apoio de António Brás e a urgência de transformação para Moreira de Cónegos. “A nossa freguesia está a envelhecer, a falta de habitação e de oportunidades está a forçar as famílias a saírem e os nossos jovens a procurarem outros lugares para viver. O PDM, que deveria ter sido uma solução, acabou por ser um obstáculo. Estamos numa situação onde o Lar de Idosos está cheio, com mais de 200 pessoas na lista de espera. Precisamos de novas valências e de novos investimentos em serviços sociais para apoiar a nossa população mais velha e os jovens que querem permanecer na nossa terra”.
A Coligação Juntos por Guimarães, com um projeto que alia a juventude à experiência, tem como objetivo promover um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável para o concelho. Em Moreira de Cónegos, a proposta é clara: reforçar o apoio social, investir na habitação e criar condições para que as empresas possam crescer e gerar mais emprego. Com a força da sua equipa e o apoio da comunidade, a mudança está cada vez mais próxima.
