O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas vai assinalar o início da primavera e o Dia Internacional das Florestas com a oferta de árvores aos cidadãos que as pretendam plantar nas suas propriedades, anunciou a instituição.
Sob o lema ‘Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar’, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai oferecer espécies autóctones produzidas nos seus viveiros.
A distribuição será feita entre 19 e 26 de março em vários postos selecionados em todo o país.
A inscrição para recolha das árvores deve ser feita através de contacto telefónico para os postos do ICN ou correio eletrónico (ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt).
Os interessados terão de comprometer-se a enviar posteriormente uma fotografia da árvore plantada e partilhar ou permitir a partilha da imagem, com a hashtag #ICNFsomosTODOS.
As espécies disponíveis para recolha são medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos. Cada cidadão pode recolher um máximo de 10 exemplares.
Os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares.