O Festival das Papas em Amares voltou a ser adiado para 2023, por causa da pandemia e do aumento de casos de infetados que se tem verificado no concelho. A decisão “muito difícil” foi anunciada pelo presidente da câmara em reunião do executivo.
Para Manuel Moreira, “manda a prudência que o festival de Papas, nos moldes habituais, volte a ser adiado para o próximo ano”. Habitualmente realizado pela altura do Carnaval, o certame costuma trazer milhares de pessoas até ao concelho. Em risco bastante elevado de contágio e com a situação a não melhorar nas próximas semanas, a autarquia decidiu-se pelo seu adiamento.
No entanto, o autarca garante que o Festival irá se realizar em outros moldes, no seguimento dos anos anteriores, com aposta nos restaurantes e na inclusão das papas nas suas ementas. “É um Festival muito importante para a dinâmica económica do concelho e nós temos que encontrar um formato, em tudo semelhante a estes anos de pandemia, que permita que os restaurantes façam os seus negócios e que o Festival não seja esquecido”.
Também por isso, e segundo Manuel Moreira, o executivo em permanência decidiu, ainda, não realizar o tradicional encontro de ‘Cantares dos Reis’. Ainda na reunião de câmara de hoje, foi aprovado um subsídio de 20 mil euros para a Banda de Bouro executar a candidatura ao projeto ‘Programa Renovação de Aldeias” que irá permitir à coletividade ter fardas novas e adquirir alguns instrumentos.
Já a Associação Karate-Do Wado’ de Amares vai ser apoiada com uma comparticipação na aquisição de um tatami.
