O Bloco de Esquerda Braga entregou, no Tribunal de Braga, da lista de candidatura às eleições legislativas de 30 de janeiro.
A lista de candidatos, que segue em anexo, é encabeçada por José Maria Cardoso, atual deputado na AR, seguindo-se Alexandra Vieira também deputada na AR eleita pelo Círculo Eleitoral de Braga.
A entrega de oficialização da lista foi feita pelo mandatário, José Alfredo Ribeiro, que realçou o facto de ser constituída por critérios que atendem ao seguinte: paridade de género (12 homens e 12 mulheres), cobertura territorial do distrito com representantes de quase todos os concelhos, heterogeneidade profissional e composta por candidatos de diferentes gerações com destaque para os jovens.
José Maria Cardoso afirmou de que “o BE parte para a campanha para debater o que verdadeiramente interessa aos cidadãos e apresentar propostas que respondam aos seus reais problemas. Simultaneamente também é preciso enquadrar o distrito no âmbito das politicas nacionais e criar condições para responder aos problemas estruturais mais emergentes”.
Investimento público e medidas de justiça social são as bases da política do Bloco “para o combate às alterações climáticas, pela transição energética, por uma rede de transportes públicos eficiente, para melhor oferta educativa, para fortalecer o serviço na prestação de cuidados na saúde, para melhoramento dos salários mínimos e médios, para a progressão das carreiras do serviço público”.
Uma outra área de intervenção tem a ver com políticas de intervenção que “provoquem um maior equilíbrio territorial capaz de esbater assimetrias entre concelhos rurais, quadrilátero urbano e concelhos limítrofes”.
O Bloco de Esquerda de Braga, na “continuidade do que foi feito nestes dois anos de mandato”, compromete-se a levar os interesses e os anseios da população do distrito para a agenda das políticas nacionais.
