Depois do regresso à atividade, em 2021, onde se comemorou uma década de programação cultural, o museu cultural de Caldas das Taipas/Guimarães volta para a sua 11ª edição com música, cinema, tertúlias, palestras, serviço educativo e exposições.
A agenda para os 4 meses de programação cultural contará com mais de uma dezena de iniciativas e de entrada livre.
Na música os destaques vão para os espetáculos de Manuel Cruz, no dia em que se comemora o décimo primeiro aniversário de atividade cultural, a 24 de junho; de Paraguaii e Postcards, grupo do Líbano, em julho; dos regressos de Bruno Pernadas, em agosto, e de Samuel Úria em Setembro. Por fim, será ainda promovida a tradicional Noite de Fados com o Grupo de Fados da Vila, em agosto.
Também não faltarão atividades de serviço educativo, tais como as visitas guiadas aos Banhos Velhos e uma noite dedicada à astronomia, em julho. No decorrer dos 4 meses haverá também tertúlias da mais variada ordem; desde conversas com história, em que serão abordados os 100 anos do nascimento do Dr. Augusto Dias de Castro, personalidade ímpar na vila de Caldas das Taipas e do concelho de Guimarães, ou os 10 anos de Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012.
O cinema marcará o seu regresso, em julho, com o filme “The French Dispatch: Crónicas de França” de Wes Anderson e, em agosto, com o filme “Licorice Pizza” de Paul Thomas Anderson. Todas as iniciativas serão adaptadas às medidas de contingência em vigor e ocorrerão em espaços alternativos, na vila de Caldas das Taipas. Todos os eventos são de entrada livre mas limitados à lotação existente.
As datas e horários de toda a agenda poderão sofrer alterações conforme as medidas/restrições em vigor, relativamente à COVID-19. Todas as informações relativas à agenda cultural deverão ser consultadas em permanência na página oficial do Facebook dos Banhos Velhos ou em www.taipastermal.com.
