“É o poeta do Neiva, um dos mais importantes do país, não é de Vila Verde, não é de Amares é do mundo”. É assim que a presidente da câmara de Vila Verde apresenta Sá de Miranda, um contemporâneo de Camões “e por isso, fica mais esquecido. Era uma personalidade notável cuja a obra tem grande atualidade”.
Sá de Miranda que será lembrado no próximo fim-de-semana com mais uma edição de um evento quinhentista que terá falcoaria, cortejo, música e dança, poesia, teatro, artes circenses, gastronomia e exposição de armas. “Nesta feira não entra nada que não seja de época, gastronomia incluída”, revela Júlia Fernandes.
São três dias, onde serão mobilizadas as crianças do concelho que participarão em diversas atividades sendo o ponto alto um sarau cultural no sábado à noite (dia 24 de maio) com todos os agrupamentos de escolas, Escola Secundária, Academia de Música e EPATV a darem o seu contributo.
O epicentro será a praça principal de Vila Verde que será engalanada para o efeito. O programa arranca na sexta-feira com a feira quinhentista na Escola Básica de Ribeira do Neiva, organizada pelos alunos. Ao final da tarde, a partir das 19h00, iniciam-se as atividades para o público em geral, num serão em que se destacam a Ceia Quinhentista, a música, os bailados, os folguedos, a poesia e a boa comida.
Sá de Miranda escolhe Vila Verde para viver e poderia ter escolhido outro local qualquer porque tinha a proteção do rei, “mas prefere trocar a comenda das Beiras pela da Ribeira do Neiva onde foi feliz junto ao rio”, acrescenta a autarca que lembra que “a maior parte da sua obra é escrita em Vila Verde”.
Intercalando com a realização da bienal de arte jovem, a feira quinhentista recua mais de 500 anos para homenagear “um dos nossos maiores que introduz o soneto em Portugal”.
Uma exposição no Posto de Turismo já está patente e a Biblioteca terá irá homenagear o ‘Poeta do Neiva’. “É um programa para dinamizar o território, com a gastronomia sempre presente e o envolvimento de todos para que o território se identifique com um conjunto de eventos sobre um nome maior da literatura”.