Nacional

Dia Europeu das Línguas 2025: 600 alunos em Sintra dão início às celebrações nacionais

As comemorações arrancam na próxima terça-feira, na Quinta da Ribafria, em Sintra, contando com atividades culturais, momentos musicais e a participação de institutos de línguas. A iniciativa marca o início de um conjunto de eventos espalhados pelo país para comemorar o Dia Europeu das Línguas, assinalado a 26 de setembro, incluindo Lisboa, Óbidos e atividades promovidas pelos Centros Europe Direct.

As celebrações do Dia Europeu das Línguas 2025 em Portugal arrancam a 23 de setembro, na Quinta da Ribafria, em Sintra, com um encontro que reunirá cerca de 600 alunos e professores de várias escolas do concelho e de outras regiões do país. Este evento, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal numa organização conjunta com os seus parceiros Centro Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa e o Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, marca o ponto de partida de um conjunto alargado de iniciativas organizadas e apoiadas em todo o território nacional para assinalar a data europeia.

Em Sintra, a sessão contará com a presença do Representante Adjunto da Comissão Europeia em Portugal, Luís Loureiro de Amorim, que fará uma intervenção sobre os 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia e o papel da língua portuguesa no projeto europeu, bem como institutos de línguas e embaixadas da rede EUNIC (European Union National Institutes for Culture) e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

| Programação do evento em Sintra
Sob o lema «Línguas: a tua ponte para o futuro», o programa de atividades é destinado aos alunos das escolas do concelho, assim como aos visitantes da Quinta da Ribafria. O objetivo é suscitar a reflexão sobre as línguas enquanto veículo de cultura e de relacionamento entre pessoas, promovendo inclusão e diversidade, num contexto marcado pela multiculturalidade e pelas migrações, e destacando o papel da União Europeia na proteção de valores fundamentais.

Marcado para dia 23 de setembro, na Quinta da Ribafria, em Sintra, no evento participaram cerca de 600 alunos e professores, das escolas do concelho de Sintra (Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, Escola Básica da Rinchoa 2, Escola Secundária de Gama Barros, Escola Secundária de Massamá e Escola Profissional de Recuperação do Património) e de fora de Sintra (Escola Secundária de Alenquer, Escola Secundária do Bombarral e Escola Secundária de Serpa).

Os momentos culturais incluem atuações dos artistas do concelho de Sintra, Inês Trevo & Rúben Portinha, do Grupo de Dança Contemporânea da Escola de Recuperação do Património de Sintra, o grupo Corpo em Cena, com trabalho na inclusão de jovens pela dança, e a Orquestra Escolar de Sintra, que interpretará o Hino à Alegria.

O evento contará também com a participação de escolas e associações do concelho e de fora do concelho, contando com a presença de institutos de línguas e embaixadas da rede EUNIC (França, Alemanha, Espanha, Itália, Polónia, Roménia e Irlanda) e do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a dinamização de atividades linguísticas e sobre a Europa para os participantes.

| Outras iniciativas apoiadas pela Comissão Europeia em Portugal
Dia Europeu das Línguas em Lisboa (27 de setembro, Goethe Institut): evento de entrada gratuita para toda a família, com atividades culturais e educativas, incluindo speak dating em várias línguas, concertos e jogos. Um painel de peritos debaterá o multilinguismo, em colaboração com o Gerador. A organização é da EUNIC Portugal, com participação de institutos culturais e embaixadas europeias, e apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Debate “Muito além das palavras. Tradutoras e tradutores: agentes culturais no circuito editorial” (30 de setembro, Goethe Institut): conversa sobre o papel estratégico de tradutores e tradutoras na literatura e na mediação cultural, com participação de Elisabete M. de Sousa, Gilda Lopes Encarnação, Guilherme Pires, Luís Leitão e Teresa Fernandes Swiatkiewicz. Moderação de José Mário Silva. Organização do Goethe-Institut em Portugal e da Antígona – Editores Refractários, com apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, entre outros parceiros.

Festival Fólio 2025 (9 a 19 de outubro, Óbidos ): exposição «Viajar pela Europa através de Estórias», com 31 livros de histórias populares em 31 línguas da UE, sessões de contação de histórias pela narradora Sónia Dias, do projeto Um Vale Encantado de Histórias, na Biblioteca Municipal de Óbidos e em escolas básicas do concelho.

Paralelamente, os Centros de Informação Europe Direct organizam em várias regiões do país atividades próprias para assinalar o Dia Europeu das Línguas, abertas a escolas e comunidades locais. A programação completa pode ser consultada nesta página.

Passatempo «Línguas, a tua ponte para o futuro!»: a Representação da Comissão Europeia em Portugal organiza, paralelamente aos eventos presenciais, o tradicional passatempo sobre a Europa e as suas línguas, no âmbito do Dia Europeu das Línguas. Ao longo do mês de setembro, serão colocadas perguntas interativas nas páginas de Instagram e Facebook da Representação, permitindo a participação de jovens e público em geral. Os vencedores receberão prémios alusivos à celebração da diversidade linguística. O regulamento do passatempo está disponível aqui.

| Sobre o Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se todos os anos a 26 de setembro. Foi instituído em 2001, no âmbito do Ano Europeu das Línguas, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de valorizar o património linguístico e a diversidade cultural da Europa.

Redação

Sobre o autor

Comente esta notícia