O estudo “Mobilidade Sustentável no Setor do Turismo 2024”, da ADENE, publicado no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que se celebra anualmente de 16 a 22 de setembro em toda a Europa, foi realizado entre março e dezembro de 2024 com o envolvimento do Turismo de Portugal no âmbito do Plano Turismo +Sustentável 20-23 e com o apoio das Entidades Regionais de Turismo, revela sinais claros de mudança no turismo em Portugal, com mais veículos elétricos, mais pontos de carregamento e poupanças reais para quem aposta em soluções mais eficientes.
Principais conclusões do estudo:
– Mais veículos elétricos. A eletrificação das frotas próprias dos empreendimentos turísticos atingiu 16%, mais 7 pontos percentuais do que em 2023. Estima-se um potencial de eletrificação de 24% com a tecnologia atualmente disponível.
– Mais pontos de carregamento. 16% dos empreendimentos já têm pontos de carregamento em pelo menos 20% dos lugares de estacionamento.
– Mais mobilidade suave. 47% dos empreendimentos e 25% dos alojamentos locais disponibilizam bicicletas aos hóspedes. A principal razão apontada para a não disponibilização é a falta de procura e a oferta existente nas proximidades.
– Menos emissões possíveis. As frotas do setor consomem 4 a 5 milhões de litros de combustível por ano, o que equivale a 10 a 13 mil toneladas de CO₂. Há margem para reduzir com medidas acessíveis e de rápido impacto.
– Mais incentivos. A motivação mais relevante para a adoção de critérios ambientais na contratação de serviços de transporte seria a existência de benefícios fiscais, atualmente inexistentes.