Amares

Pedro Costa anuncia criação de uma cooperativa ambiental

Pedro Costa, candidato à Câmara Municipal de Amares, anunciou que vai criar uma Cooperativa Ambiental “que transformará as dificuldades do território em matéria ambiental, em oportunidades reais de geração de valor acrescentado”, vislumbrando oportunidades a médio prazo na inovação e empreendedorismo nas áreas da bio-economia.

A transformação dos resíduos alimentares e dos resíduos verdes em recursos úteis para fertilizar os solos é um dos caminhos a explorar, bem como a constituição de um hub para a biomassa, com pontos de recolha, promovendo a transformação destes resíduos em pellets e briquetes para aquecimento, “que fornecerão as famílias, nomeadamente famílias carenciadas, combatendo a pobreza energética”. Gestão dos territórios agroflorestais, a proteção e monitorização de espécies autóctones, a reflorestação e o plantio de árvores são outras áreas de atuação.

Pedro Costa revela que em matéria de proteção civil, “a cooperativa irá trabalhar a prevenção de incêndios, com a abertura e manutenção de caminhos florestais e a criação de faixas de contenção de combustível vegetal”. A recolha de resíduos provenientes da agricultura, vitivinicultura e pecuária, para a produção de fertilizantes é também de valor e potencial.

Participada pela Câmara Municipal, pelas Juntas de Freguesia e pelas organizações do setor ambiental, esta cooperativa será formada no prazo de 2 anos. Será uma estrutura que intervirá na gestão do território em áreas relacionadas com o ambiente, como os resíduos, a energia, as florestas e a biodiversidade, a proteção civil, ou a agricultura. O bem-estar animal e a educação ambiental e voluntariado são outras áreas de intervenção.

Pedro Costa acredita na criação de um ecossistema de inovação, a desenvolver a longo prazo, que funcione em sinergia com a Cooperativa Ambiental, a Incubadora de Start-Ups.

“A Cooperativa Ambiental é o embrião deste ecossistema com áreas de intervenção como apostas de valor no nosso capital natural, na economia circular, nos resíduos, agricultura e vitivinicultura, na floresta e biodiversidade, entre outras”, refere o candidato do PS.

Deixe um comentário