A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga foi selecionada para estar entre os dez finalistas do Prémio Sonae Educação 2025 com o projeto ‘Nova Página – Plataforma de Educação para o Futuro’, uma solução digital inovadora que promove competências essenciais de inclusão e empregabilidade em jovens migrantes. Os três vencedores desta edição, que vão receber no total 150 mil euros, vão ser conhecidos no próximo dia 21 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Em paralelo com a cerimónia de entrega dos prémios, vai decorrer a conferência ‘Qualificação e Literacia: História de um divórcio?’ onde se pretende criar um espaço de debate sobre a importância da aprendizagem contínua, a necessidade de políticas de requalificação profissional e o papel que a inovação pode desempenhar na valorização das competências dos adultos em Portugal.
O projeto ‘Nova Página’, promovido pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, é uma solução digital inovadora, desenvolvida em Moodle e gamificada, concebida em codesign com jovens migrantes estrangeiros desempregados, um dos grupos mais vulneráveis e invisibilizados no acesso à educação e qualificação.
A plataforma integra três módulos formativos — Falo, Logo Integro (língua portuguesa), Mundo STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e AI para Mim (introdução à inteligência artificial) —, promovendo competências essenciais para a inclusão e empregabilidade.
Com metodologias participativas, colaborativas e culturalmente ajustadas, o projeto vai requalificar 50 jovens na fase piloto, com potencial de expansão nacional. O Prémio Sonae Educação permitirá garantir o desenvolvimento, implementação e validação desta resposta inovadora, escalável e transformadora, capaz de gerar mudanças efetivas e duradouras na vida dos beneficiários.
Com 466 projetos submetidos, esta terceira edição é a mais concorrida de sempre e confirma o crescimento de um movimento nacional de inovação e inclusão pela Educação. Entre escolas, associações, startups e organizações sociais, foram avaliadas 437 candidaturas elegíveis. É deste número que surgem os 10 finalistas agora conhecidos.
“As desigualdades combatem-se pela Educação. A forte participação nesta edição mostra que o país está empenhado em desenvolver projetos transformadores, que promovem inovação e inclusão na educação”, afirma Daniel Fonseca, diretor de Marca e Comunicação da Sonae.
O Prémio Sonae Educação, com um valor total de 150 mil euros, vai distinguir os projetos mais inovadores e com maior impacto social e educativo. Além do financiamento, as equipas vencedoras terão mentoria e integração no ecossistema Sonae durante 12 meses, reforçando a sustentabilidade dos seus projetos.
O júri de 2025 é composto por Eulália Ramos Alexandre (Direção-Geral da Educação), Isabel Leite (EDULOG), Filipe Almeida (Portugal Inovação Social), Ricardo Marvão (Beta-i) e João Günther Amaral (Bright Pixel).
Um ano depois da distinção, os três vencedores de 2024 continuam a crescer e a ter impacto real nas escolas e comunidades. A Ciberescola reforçou o ensino de Português Língua Não Materna através de aulas digitais interativas, alcançando mais alunos e professores em todo o país. Hoje, a Ciberescola já colabora com 54 agrupamentos de escolas. A Teach For Portugal fortaleceu o programa de mentoria em escolas do Alentejo, através de oficinas de literacia financeira que capacitam os alunos para o futuro. Até ao momento, abrangeu 223 alunos, 14 turmas e 12 professores com este programa. E a MyPolis, com o projeto Agentes da Cidadania 2.0, usou a gamificação e a inteligência artificial para transformar as salas de aula em academias de participação cívica, dando voz ativa aos jovens nas suas comunidades. Com o Prémio Sonae Educação desenvolveu a nova versão desta ferramenta, que está pronta para ser testada em 50 turmas de escolas portuguesas.
Estes exemplos são a prova de que o Prémio Sonae Educação é mais do que um reconhecimento: é um catalisador de mudança, que apoia projetos com potencial de escalar, criar impacto social e inspirar novas formas de ensinar e aprender.