Hoje, pelas 20 horas, o Fórum Braga acolhe a 12.ª Edição do Jantar Humanitário promovido pela Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).
Reconhecido como um dos eventos mais emblemáticos de solidariedade e de angariação de fundos da região, desde 2012 que o Jantar Humanitário reúne a comunidade bracarense em torno de um mesmo propósito, o de promover a solidariedade e apoiar as pessoas e famílias em situação de maior vulnerabilidade.
A Delegação de Braga da CVP celebra 155 anos de existência e desenvolve, ao longo deste tempo, um trabalho contínuo de apoio social, emergência, formação e saúde, prestando auxílio a centenas de famílias em situação de vulnerabilidade no concelho de Braga, tendo este evento como uma das principais fontes de receita, fundamental para garantir a sustentabilidade dos projetos e respostas sociais desenvolvidos ao longo do ano.
Num contexto em que os pedidos de apoio têm vindo a aumentar de forma significativa, esta 12ª edição do Jantar Humanitário assume uma importância acrescida. Para além de angariar fundos que permite à Delegação assegurar a sua missão de “Prevenir e aliviar o sofrimento humano, sem discriminação”, o jantar é também um momento de convívio com amigos, parceiros e benfeitores que, de forma continuada, apoiam a missão humanitária da CVP.
Como é tradição, o Jantar Humanitário escolhe anualmente um tema de reflexão e sensibilização. Em 2025, o tema central é o Direito Internacional Humanitário, um assunto de extrema atualidade face ao aumento dos conflitos armados em várias partes do mundo.
O Direito Internacional Humanitário (DIH) define as regras que devem ser respeitadas mesmo em situações de conflito, visando proteger civis, feridos, prisioneiros, hospitais, espaços religiosos e culturais.
Baseado nas Convenções de Genebra e nos respetivos protocolos adicionais, o DIH é um pilar essencial da atuação da Cruz Vermelha, que intervém de forma neutra, imparcial e independente para assistir as vítimas de guerra, independentemente do lado do conflito.
O Jantar Humanitário de 2025 contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, bem como representantes de mais de 50 empresas da região. Estão já confirmadas cerca de 800 pessoas, num evento que pretende ser uma celebração da generosidade e do compromisso social.
O momento musical ficará a cargo do cantor Luís Represas, que irá encerrar o jantar com um espetáculo especial. Estão ainda previstas várias surpresas e momentos simbólicos, que tornarão esta noite verdadeiramente memorável.
A edição deste ano do Jantar Humanitário da Delegação de Braga da CVP conta com o apadrinhamento da empresa MCM – Mário Costa Martins & Filho, Lda., uma das empresas de referência da cidade de Braga. A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga presta, assim, homenagem ao Sr. Martins, presidente da MCM, pela sua postura solidária e pelo contributo exemplar ao serviço da comunidade.
