No próximo dia 22 de novembro, na localidade de Aldeias (Gouveia), é apresentado ao público o Conselho Português de Gastronomia (CPG). Fundado em 2025 por 15 especialistas da área, o CPG é uma nova plataforma de reflexão sobre o papel da alimentação e da gastronomia na ligação à sociedade em diversos aspetos sejam eles históricos, culturais, turísticos, económicos, políticos, diplomáticos, ou arquitetónicos e de design.
Este sábado, pelas 16h00, em pleno coração da Serra da Estrela, será apresentado ao público o novo Conselho Português de Gastronomia. Reconhecendo o papel importante que os territórios têm na Gastronomia, o CPG tem a sua sede na freguesia de Aldeias, concelho de Gouveia. A Gastronomia é um reflexo da sociedade enquanto operador de cultura, economia, turismo, e por isso o Conselho reúne como membros-fundadores 15 especialistas com origem em diversas áreas técnicas e científicas, que desenvolvem o seu trabalho em todo o país (continente e ilhas). Políticas públicas, cozinheiros e chefes de cozinha, história, antropologia, restauração coletiva, nutrição, arquitetura, crítica gastronómica, ou turismo, são algumas das de atuação dos seus membros – conforme os perfis em documento anexo.
“O Conselho Português de Gastronomia surgiu porque existia um espaço vazio no debate e na reunião de diversos especialistas que trabalham na área da Gastronomia, não apenas a Portuguesa, mas a Gastronomia como um todo, em diferentes áreas”, afirma Óscar Gomes Cabral, Presidente e fundador do CPG.
“Começámos por entender que estamos num ano de reformulação das linhas estratégicas para o Turismo em Portugal, no seu horizonte 2027-2035 e achamos que a gastronomia tem mais para entregar do que a simplificação de que tem vindo a ser alvo ao longo dos últimos planos estratégicos”. Nesse sentido, Óscar Cabral sublinha a vontade do CPG em contribuir para a democratização e abertura da gastronomia à sociedade: “Um dos motes desta plataforma é demonstrar ao Turismo de Portugal a importância da Gastronomia tanto para o Turismo como para outros domínios”, e acrescenta que “O Conselho Português de Gastronomia pretende sensibilizar os decisores para a necessidade de haver uma Secretaria de Estado para a Gastronomia, dada a relevância que a área abrange na sociedade portuguesa em múltiplos aspetos”.
A apresentação do Conselho Português de Gastronomia irá ter lugar numa Tertúlia sobre “Gastronomia e Desenvolvimento Local”. Esta Tertúlia contará com a presença de individualidades locais que refletirão sobre a importância da gastronomia no desenvolvimento nacional, em particular do Interior de Portugal.
Nesta Tertúlia será apresentado o “Livro Branco para a Gastronomia”. A Apresentação e a Tertúlia podem ser acompanhadas, sábado, dia 22/11, a partir das 16:00 através do link: https://meet.google.com/psh-otko-wyk.
