Vila Verde

Vila Verde reforça a aposta na educação com o Programa EducaSTEAM

O Município de Vila Verde tem vindo, ao longo dos últimos anos, a investir de forma contínua e progressiva no robustecimento e na diversidade dos seus projetos educativos, consolidando uma estratégia clara de valorização da educação, da inovação e da capacitação das novas gerações.

Neste contexto, encontra-se atualmente em curso, nos Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, de Prado e de Vila Verde, o Programa EducaSTEAM, uma iniciativa direcionada às crianças dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, que visa proporcionar experiências de aprendizagem inovadoras e transformadoras.

O EducaSTEAM é um programa que se insere no Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE) Cávado 2030, que é cofinanciado pelo NORTE 2030, e é promovido em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado.

Com enfoque nos domínios da iniciação à programação, robótica e STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o programa procura estimular o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas, incentivando os alunos a analisar, raciocinar e formular soluções perante diferentes desafios.

Ao promover a literacia digital e tecnológica desde o ensino básico, o Município de Vila Verde reafirma o seu compromisso com uma educação moderna, inclusiva e alinhada com as exigências do futuro, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais numa sociedade cada vez mais digital e interconectada.

Com o EducaSTEAM, Vila Verde reforça a sua aposta numa educação de excelência, de qualidade e equitativa, e subscreve o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade da Agenda 2030 da ONU, no qual se valoriza o conhecimento, a inovação e o potencial de cada criança — porque o futuro começa na sala de aula.

Deixe um comentário