Minho

Ricardo Araújo enaltece Guimarães como capital portuguesa dos têxteis-lar na Heimtextil 2026

Durante a edição de 2026 da Heimtextil, a feira líder mundial de têxteis-lar, que decorre entre até 16 de janeiro, Guimarães consolida-se como o município português com maior representação, com 34 empresas do concelho presentes, contribuindo para o total de 46 empresas portuguesas no certame.

“É com grande orgulho que constato a fortíssima presença da nossa indústria têxtil vimaranense. A esmagadora maioria das empresas portuguesas de têxteis-lar expostas aqui são de Guimarães”, destacou Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal de Guimarães. “É muito gratificante perceber que estas empresas vimaranenses apostam cada vez mais na inovação e na diferenciação dos seus produtos, reforçando a competitividade internacional da nossa indústria local”, acrescentou.

O Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, destacou o dia “extremamente inspirador para reforçar a confiança no setor. Portugal afirma-se como líder na fileira têxtil, quer em valor acrescentado, quer em posicionamento e criação de marca. A presença de Guimarães, com uma dinâmica empresarial forte e inovadora, é um exemplo de futuro e motivo de orgulho para o país”, elogiou.

A Heimtextil 2026 reúne mais de 3.100 expositores de cerca de 65 países, com foco em inovação, tendências, sustentabilidade e transformação digital da indústria têxtil, incluindo Inteligência Artificial aplicada ao design e produção. Trata-se da maior feira internacional de têxteis domésticos e contratados. A primeira feira do ano para o setor, é também um barômetro de clima e tendência para o novo ano de negócios.

Guimarães, em conjunto com Vizela e Vila Nova de Famalicão, representa a CIM do Ave, a maior comunidade intermunicipal presente no certame, com 38 empresas. Entre as empresas vimaranenses estão ACL Impex, Almeida Textile by Starbellatex, António Salgado, Apertex, Belfama, Bovi, Degori, Coton Couleur, Crishome, Domingos de Sousa, Sampedro, Tecidos do Carvalho, Têxteis JF Almeida, Marizé, Fateba, Gipanolar, J. Pereira Fernandes, José Fontão, Lameirinho, Lumatex, Mi Casa Es Tu Casa, Neiper Home, Pereira & Freitas, Pereira da Cunha, Piscatêxtil, Vital, Telas Design, Têxteis DA, Leiper, Têxteis Penedo e Villafelpos.

A feira anunciou, ainda, uma parceria com a plataforma Hospitality Interiors Europe (HINT), que a partir de 2027 terá um pavilhão próprio dentro da Heimtextil, reforçando a sua posição como hub global de design têxtil e interiores com foco em hotelaria e hospitalidade premium.

Com esta participação, Guimarães confirma-se como polo de excelência da indústria têxtil-lar portuguesa, destacando-se pela inovação, resiliência e projeção internacional.

Deixe um comentário