A iniciativa “Vamos Cantar as Reisadas” reuniu, esta quarta-feira, cerca de mil crianças, provenientes de 18 instituições do concelho de Guimarães, acompanhadas por professores, pais e avós, num momento marcante de celebração das tradições, da música e da identidade cultural vimaranense.
Pela primeira vez, a atividade decorreu nos claustros do edifício da Câmara Municipal de Guimarães, o histórico Convento de Santa Clara, transformando a “Casa de Todos os Vimaranenses” num espaço vivo, alegre e preenchido pelas vozes das crianças.
Habitualmente realizada no Largo da Oliveira, a iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Guimarães foi este ano trazida para o interior do edifício municipal, num gesto simbólico que reforçou a proximidade entre a comunidade, as famílias e o espaço cívico da cidade. No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, sublinhou a importância deste momento singular, afirmando que “hoje esta casa, que é a Casa de Todos os Vimaranenses e também de todos vós está diferente. Está mais viva, mais alegre e muito mais bonita, porque está cheia de crianças e vai encher-se de vozes de crianças”.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães explicou a escolha do local e o seu significado, destacando que as crianças também fazem parte da cidade e da sua história, a par dos pais e avós presentes no evento. “Normalmente, nesta altura do ano, cantamos as Reisadas lá fora, no Largo da Oliveira e no Centro Histórico. Mas hoje, pelas questões climatéricas e por um motivo especial, trouxemos a tradição para dentro da Câmara Municipal. Porque vocês também fazem parte desta casa, porque Guimarães também é feita das suas crianças, das suas famílias, dos pais e avós, dos seus sonhos e das suas canções”, suportou Ricardo Araújo.
Sublinhando a dimensão intergeracional da iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães acrescentou que “ver aqui reunidas cerca de mil crianças, vindas de 18 instituições do nosso concelho, é algo que nos enche o coração de muita alegria”. Num dos momentos mais emotivos do seu discurso, Ricardo Araújo afirmou ainda que este foi “um dos dias mais alegres e felizes desde que cheguei à Câmara Municipal de Guimarães”.
Dirigindo-se à comunidade educativa e às famílias, deixou palavras de agradecimento pelo trabalho e dedicação diária na formação das crianças, reconhecendo o papel fundamental de professores, educadores, pais e avós na preservação das tradições. Às crianças, deixou um apelo simples e sentido. “Cantem com alegria, cantem alto, cantem felizes. Hoje, estamos todos aqui para vos escutar com muito orgulho e muita alegria, porque o futuro desta cidade também se constrói com momentos como este.”
A atividade “Vamos Cantar as Reisadas”, integrada no plano de atividades da Divisão para a Coesão e Desenvolvimento Social, realizou-se esta quarta-feira, contando com a participação de mais de 1.000 crianças de 18 Instituições de Solidariedade Social do concelho.
A iniciativa assume particular relevância pela valorização e preservação das tradições culturais, permitindo o contacto das crianças com o património imaterial desde tenra idade. Para além da vertente cultural, tem um forte impacto educativo e social, promovendo a inclusão, a participação ativa e o envolvimento das crianças em momentos significativos da vida comunitária.
