Minho

Guimarães marca presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid de 21 a 25 de janeiro de 2026

Guimarães estará em destaque na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorre de 21 a 25 de janeiro de 2026, reforçando a sua aposta na internacionalização e na diversificação da oferta turística sustentável.

A vereadora do Turismo de Guimarães, Isabel Ferreira, sublinha que “A presença de Guimarães na FITUR representa uma oportunidade única para dar visibilidade internacional ao nosso património, à dinâmica da nossa cultura e à variedade de experiências turísticas que a cidade oferece, sempre pautadas pela autenticidade, sustentabilidade e identidade local. Esta participação é o momento ideal para consolidar parcerias estratégicas, cativar visitantes interessados em vivências culturais profundas e responsáveis, e afirmar Guimarães como um destino que valoriza a sua história, vive o presente com intensidade e projeta o futuro de forma consciente e sustentável.”
Isabel Ferreira reforça, reconhecendo que “Guimarães merece ser descoberta, e esta feira constitui a montra perfeita para a projetar internacionalmente.”

Promovida pelo Instituto de Feiras de Madrid – IFEMA, em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a FITUR é uma feira de referência internacional, reunindo anualmente profissionais do turismo de todo o mundo, sendo um espaço privilegiado para networking, conhecimento das tendências do setor e geração de negócio.

Para Guimarães, a participação na FITUR representa uma oportunidade estratégica de promover o destino e estreitar relações com operadores turísticos, destacando produtos emblemáticos como património, cultura, turismo de natureza, gastronomia e vinhos. Este será o primeiro evento internacional de promoção turística em que a cidade participa em 2026, seguindo-se outras ações no mercado ibérico, considerado prioritário e estratégico para o crescimento sustentado do turismo no concelho.

A cidade berço estará, também, em evidência como Destino Turístico Sustentável certificado pela EarthCheck, promovendo iniciativas ligadas à Capital Verde Europeia 2026, em colaboração com operadores e agentes locais. Entre as atividades previstas estão provas de vinhos e doces conventuais, experiências de realidade virtual, oferta de brindes promocionais e cinco sorteios exclusivos de experiências a usufruir no destino. No stand do Turismo de Portugal, a cidade será também apresentada como Capital Verde Europeia 2026, com destaque para uma prova de vinhos integrada no produto estratégico Enoturismo.

Com esta presença, Guimarães reforça o seu posicionamento como destino turístico de excelência e sustentável, alinhando a promoção internacional com a valorização do património, cultura e inovação local.

Deixe um comentário