Guimarães estará presente na Navartur – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre em Pamplona (Espanha), de 20 a 22 de fevereiro, reforçando a promoção do destino junto de um mercado espanhol com elevada capacidade de consumo turístico e forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
A participação do Turismo de Guimarães, enquadrada na Estratégia de Promoção do Destino, assume também uma dimensão de posicionamento internacional ligada à sustentabilidade, promovendo Guimarães enquanto destino turístico sustentável e destacando a distinção de Guimarães Capital Verde Europeia como elemento diferenciador e coerente com a identidade do território.
Na sua 20ª edição, a Navartur é uma das feiras de turismo mais relevantes do contexto ibérico, atraindo visitantes e profissionais de Navarra e do País Basco, regiões reconhecidas pela elevada propensão para viajar. Para além da promoção direta e atendimento personalizado ao público, Guimarães integrará a bolsa de contratação turística “B2B NAVARTUR Meetings”, que permitirá realizar reuniões com operadores turísticos e agências de viagens, potenciando contactos e oportunidades de parceria a nível internacional.
Durante o certame, Guimarães apresentará a sua proposta enquanto destino que combina património, autenticidade e experiências diferenciadoras, reforçando uma narrativa alinhada com a sustentabilidade: valorização do património histórico e cultural, respeito pela paisagem e pelo território, aposta em produtos locais e promoção de experiências com impacto positivo.
Destaques da presença de Guimarães
A presença de Guimarães será enriquecida com momentos de prova e degustação de doces conventuais e vinhos de quintas locais, proporcionando uma experiência sensorial que evidencia a autenticidade e a qualidade dos produtos do território. Paralelamente, os visitantes poderão usufruir de uma experiência de realidade virtual em 360º, que lhes permitirá explorar a cidade de forma imersiva, descobrindo os seus principais atrativos de maneira inovadora e envolvente.
Esta participação assentará, ainda, numa promoção integrada dos produtos estratégicos do concelho, articulando a valorização da gastronomia e dos vinhos com o turismo criativo e de experiências, o turismo industrial e a promoção do património natural e paisagístico, bem como da riqueza monumental e cultural que distinguem o território.
Com esta participação, Guimarães pretende reforçar a notoriedade do destino junto do público final e do trade turístico, promovendo os seus principais atrativos e eventos ao longo do ano e afirmando-se como destino competitivo no mercado espanhol, com uma proposta clara de turismo sustentável.
