O Município de Vila Verde vai atribuir, pela primeira vez, a Bolsa de Mérito “Vila Verde + Superior”, uma medida que visa reconhecer o esforço e a excelência dos jovens do concelho que ingressam e frequentam o ensino superior, contribuindo também para incentivar a continuidade dos seus percursos académicos e promover a igualdade de oportunidades no acesso à formação superior.
As candidaturas encontram-se abertas e destinam-se a estudantes até aos 25 anos de idade — ou até aos 35 anos, no caso de candidatos com grau de incapacidade igual ou superior a 60% — que tenham entrado pela primeira vez num curso de licenciatura.
Os alunos que já tenham apresentado candidatura à bolsa de estudo para o ensino superior, entre os meses de outubro e novembro, não necessitam de submeter novo pedido, sendo a atribuição desta bolsa de mérito efetuada automaticamente.
Esta nova medida municipal assume-se como um instrumento da estratégia de valorização do capital humano do concelho, premiando o mérito académico e apoiando as famílias neste momento determinante do percurso formativo dos seus jovens.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, sublinha que “a criação da Bolsa de Mérito ‘Vila Verde + Superior’ representa “um investimento concreto no futuro do concelho e nas pessoas”.
“Queremos reconhecer o trabalho, a dedicação e o talento dos nossos jovens, incentivando-os a prosseguir estudos e a construir percursos académicos de sucesso, sem que as dificuldades económicas sejam um entrave. Esta é também uma forma de afirmar Vila Verde como um território que valoriza o conhecimento, a qualificação e a igualdade de oportunidades”, explicou Júlia Rodrigues Fernandes.
Com esta iniciativa, o Município reforça o seu compromisso com a educação e com a criação de condições para que os jovens vilaverdenses possam alcançar níveis de qualificação mais elevados, reforçando o processo contínuo de desenvolvimento social, económico e cultural do concelho.
