Amares

Emanuel Magalhães esteve reunido com a Associação Florestal do Cávado para debater o futuro da floresta

Emanuel Magalhães, candidato do PSD à Câmara Municipal de Amares, realizou uma importante reunião de trabalho no Monte de São Pedro Fins com o presidente da Associação Florestal do Cávado, Carlos Cação, que é também deputado da Assembleia da República.

O encontro contou com a presença de candidatos do PSD às Assembleias de Freguesia de Bouro Santa Maria, Vilela, Seramil, Paredes Secas e Caires (Servir Caires – independente apoiada pela candidatura de Emanuel Magalhães), reforçando a união em torno de temas importantes para o concelho de Amares.

Durante a reunião, foram abordados diversos assuntos relacionados com a proteção e valorização da floresta em Amares. A oportunidade serviu para conhecer as candidaturas e as verbas disponíveis para a limpeza e manutenção de caminhos e terrenos, um aspeto fundamental para a prevenção de incêndios e para o desenvolvimento da economia local. Foi também identificada a necessidade de reforçar o canal de comunicação com proprietários e empresários agrícolas, garantindo que todos tenham acesso à informação e aos apoios disponíveis.

O Presidente da Associação, Carlos Cação, destacou a importância de valorizar a floresta, transformando-a numa fonte de rendimento. Referiu que as políticas atuais têm privilegiado apoios a 95% para a limpeza e plantação de árvores autóctones, uma linha que deve ser fortalecida. Emanuel Magalhães e a comitiva presente manifestaram a intenção de fortalecer a divulgação destas medidas, criando uma rede de comunicação robusta que envolva o município, as juntas de freguesia e as associações locais.

Nesse sentido, o presidente da Associação Florestal assumiu a possibilidade de disponibilizar uma técnica, com periodicidade mensal ou quinzenal, na Câmara Municipal para esclarecer dúvidas e ajudar os munícipes (produtores, proprietários e juntas de freguesia e associações), dinamizando assim a rede de divulgação.

Adicionalmente, Carlos Cação informou que vai ser cedida pelo Governo à CIM do Cávado uma máquina de rasto, que estará disponível no outono deste ano, prometendo ser um recurso valioso para a gestão florestal.

Esta reunião sublinha o compromisso de Emanuel Magalhães em colocar a gestão sustentável da floresta e o apoio aos seus agentes como prioridades no seu programa para Amares.

Redação

Sobre o autor

Comente esta notícia