Minho

Inverter os erros do PS: Manuel Silva propõe uma nova fase para Candoso Santiago e Mascotelos

A coligação Juntos por Guimarães apresentou Manuel Silva como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Candoso Santiago e Mascotelos, comprometido com uma ação prática e dedicada, para servir a terra que o viu crescer, trabalhar e formar família. Manuel Silva frisou que se candidata para agir, para trabalhar por esta comunidade, colaborando estreitamente com instituições e associações locais, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável.

Ricardo Araújo, candidato à Câmara Municipal pela coligação, sublinhou que o dia 12 de outubro é uma oportunidade real de mudança para Guimarães. Criticou o executivo do PS, lembrando que “em quatro anos não construíram uma única casa, quando tinham contratualizado com o governo 30 milhões de euros. Agora prometem 1000, isto é enganar os Vimaranenses.” Lembrou que o PS é em parte responsável pelo aumento do preço das rendas e da habitação ao reduzir em 20% o solo disponível para construção, tornando Guimarães um dos concelhos com maior subida nestes custos. “O candidato do PS já teve a sua oportunidade, esteve oito anos como vereador e agora afirma estar com ‘os dois pés’ em Guimarães? Já lá esteve e devia ter feito mais”. Para Ricardo Araújo, é urgente inverter este ciclo: colocar Guimarães novamente no mapa, a nível regional, nacional e europeu.

Defendeu uma política de desenvolvimento que apoie tanto os setores tradicionais como as novas indústrias, com criação de emprego qualificado e bem remunerado. Enfatizou a necessidade de reter os jovens, dando-lhes oportunidades reais para que possam formar aqui as suas vidas. Criticou a falta de respostas do PS nas creches, prometendo acabar com listas de espera em quatro anos. Destacou o compromisso com os idosos, através de apoios residenciais, domiciliários e atividades culturais, desportivas e sociais, garantindo qualidade de vida a quem tanto contribuiu para a comunidade.

Manuel Silva sublinhou que a sua equipa reúne pessoas de várias áreas e partilha uma visão comum: as obras e o alcatrão não são tudo. Pretende-se oferecer projetos pensados para as crianças e para os idosos, além de melhorias nos passeios, acompanhado por iniciativas de envelhecimento ativo. Prometeu um aumento de eventos culturais, mais parques infantis com condições, um espaço cidadão para a população e atendimento reforçado na Junta de Freguesia.

Na limpeza e manutenção do espaço público, Manuel Silva comprometeu-se com ruas, cemitérios e parques organizados e bem cuidados. A sua equipa motivada e dinâmica vai também criar uma “bolsa da terra”: um serviço de apoio aos idosos, pequenas reparações nas casas da freguesia, por exemplo, além de reforçar parcerias com associações locais. Frisou ainda a necessidade de requalificar vias de ligação fundamentais como a Rua de Sezim ou a Rua da Vista Alegre.

Manuel Silva afirmou também que para estas mudanças acontecerem é essencial que a Câmara Municipal mude: que apoie efetivamente as freguesias, lembrando-se das que não estão no centro. E anunciou que há um projeto com o apoio de Ricardo Araújo: um local cultural e associativo multiusos, onde poderão nascer novos eventos, iniciativas comunitárias e culturais, para servir toda a população.

Para todos os habitantes de Candoso Santiago, Mascotelos e de todo o concelho, Manuel Silva e Ricardo Araújo garantem que esta candidatura representa uma alternativa séria, com uma equipa preparada e com vontade de mudar. Um concelho com mais justiça, mais qualidade de vida, mais oportunidades para todos, porque Guimarães é de todos, cidade e freguesias, jovens e idosos. É tempo de renovar, é tempo de acreditar.

Redação

Sobre o autor

Comente esta notícia