Minho

Bill Ryder-Jones no Theatro Circo para data única em Portugal

No sábado, dia 15 de novembro, às 21:30, Bill Ryder-Jones apresenta-se pela primeira vez em banda em Portugal em data única no nosso país no Theatro Circo, em Braga.

Natural de uma pacata cidade costeira entre o País de Gales e Liverpool, Bill Ryder-Jones é versado na indústria musical com uma carreira de décadas como produtor, multi-instrumentista, compositor e cantautor com vários discos a solo aclamados.

Em 1996, ainda no início da adolescência, tornou-se o guitarrista principal do grupo de pop psicadélico The Coral, antes de embarcar numa carreira a solo.

Em 2011, lançou o seu álbum de estreia para a Domino, If… ,um disco essencialmente orquestral baseado no romance de 1979 de Italo Calvino – Se Numa Noite de Inverno Um Viajante. Seguiu-se, em 2013, A Bad Wind Blows in My Heart, intimista e mais orientado para a canção. Escrito no quarto da sua infância e gravado em Liverpool, West Kirby County Primary, de 2016, foi um álbum profundamente tocante que mergulhou na vida pessoal do cantor. Em 2018, voltou a olhar para dentro de si no introspetivo Yawn, um álbum discreto, baseado em guitarras, cujos temas giravam em torno de situações da vida quotidiana.

Nos anos seguintes, começou a trabalhar como produtor para artistas e bandas como Swim Deep, Michael Head, Gerard Love ou Saint Saviour, ao mesmo tempo que se tornou membro de digressão e guitarrista de estúdio dos Arctic Monkeys.

O seu mais recente disco, Iechyd Da – expressão galesa para boa saúde -, é a produção mais elaborada até à data e também a mais esperançosa e otimista, apesar da melancolia subjacente em todos os temas do disco, como se, na vida do músico, a agonia e o êxtase fossem indissociáveis. Ao longo dos 13 temas que compõem o disco que apresenta agora no Theatro Circo, escutamos samples de Gal Costa, um coro de crianças ou uma declamação de Mick Head de Ulisses, de James Joyce.

A acompanhá-lo neste concerto estarão os músicos Liam Power (guitarra), Chris Deakin (baixo), Evelyn Halls (violoncelo), Paul Rafferty (guitarra), Louie Buckley- King (teclado) e Philip Murphy (bateria), naquela que será a estreia do músico inglês com banda em Portugal.

Bilhetes para Bill Ryder-Jones a 12€ (6€ c/ cartão Pentágono) no Theatro Circo, locais habituais, e online em https://www.bol.pt

Deixe um comentário