A semana passada arrancou com um aumento exponencial na procura por reparações de danos causados pela chuva: são mais 96% face à semana anterior e mais 114% face ao dia anterior, revela a Fixando, plataforma líder em contratação de serviços online em Portugal.
Este crescimento súbito deixou especialistas incapazes de dar resposta a mais de 50% dos pedidos. No acumulado semanal, os pedidos por danos causados pela chuva já cresceram 12%.
Estes números reforçam a tendência observada na última semana, marcada por fenómenos meteorológicos extremos.
Entre 26 de outubro e 1 de novembro, os pedidos para limpeza de telhados aumentaram 550%, enquanto a reparação ou manutenção de telhados registou um crescimento de 277%. Também os serviços de limpeza e manutenção de calhas subiram 200%.
Lisboa continua a liderar a lista de distritos mais afetados, concentrando 19% dos pedidos, seguida pelo Porto (13%) e Setúbal (9%).
Apesar da procura recorde, a oferta não acompanhou o ritmo: em algumas categorias, até 50% dos pedidos ficaram sem resposta, com distritos como Bragança (67%) e Évora (50%) entre os mais críticos.
«Estes números mostram como fenómenos meteorológicos extremos têm impacto imediato na vida das pessoas e na economia local. A procura na nossa plataforma disparou, evidenciando a falta de profissionais disponíveis e a necessidade de reforçar a rede de prestadores para responder a situações de emergência como estas», afirma Alice Nunes, diretora de novos negócios da Fixando.
