Minho

Novo livro de ex-aluno da UMinho chega a 100 escolas

Narciso Moreira, formado pela Universidade do Minho e diretor-geral da spin-off Betweien, acaba de lançar o projeto pedagógico “Cartas ao Pai Natal Verde”, sobre sustentabilidade ambiental na época natalícia, com cerca de 100 apresentações em escolas de todo o país durante o mês de dezembro.

O conceito parte do livro que dá o nome ao projeto e, ao vivo, junta uma adaptação teatral, música, conversas e ações dirigidas às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, bem como a educadores e famílias. Esta iniciativa nacional conta com o apoio do Programa Eco-Escolas da Direção-Geral da Educação e da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.

O momento sucede uma década após a publicação do livro “O Pai Natal Verde”, também de Narciso Moreira, que teve 11 edições, mais de 50 mil exemplares vendidos e 150 mil crianças alcançadas de Norte a Sul do país. Essa obra tornou-se uma referência na promoção da sustentabilidade junto do público infantojuvenil.

E se a preocupação das crianças era na altura abrandar o consumismo natalício, desde a corrida a shoppings, o papel de embrulho ou o excesso de luzinhas, no novo livro as muitas cartas que chegam ao Pai Natal mostram que as crianças estão mais preocupadas com o planeta do que em receberem bens materiais. O Pai Natal decide assim convidar três das crianças para viajarem à Prendalândia, torna-as “duendes da sustentabilidade” e preparam-se então brinquedos com materiais reutilizados, roupas renovadas e comida sem desperdício para oferecer a quem mais precisa.

“São gestos pequenos que fazem a diferença, numa história repleta de imaginação e espírito natalício, a lembrar que cuidar do planeta é um presente precioso”, resume Narciso Moreira, que contou com as ilustrações de Ana Gabriela nesta obra editada pela Betweien. “O Pai Natal Verde regressa com novas inquietações, desejos e ensinamentos, integrando a consciência ecológica e a responsabilidade social nos sonhos e tradições natalícias”, acrescenta o autor, valorizando a importância de se educar para a sustentabilidade desde a infância.

Narciso Moreira é licenciado em Educação e mestre em Formação, Trabalho e Recursos Humanos pela UMinho. Tem colaborado com diversas entidades nacionais, dinamizado dezenas de iniciativas sobre inovação educativa e é autor de livros infantis como “O Planeta Limpo do Filipe Pinto” (com o músico Filipe Pinto), “Rita e a Floresta dos Legumes” (com a cantora Rita Redshoes) e “Mariana num Mundo Igual” (com a atriz Mariana Monteiro).

A Betweien, instalada em Braga e Lisboa, dedica-se desde 2011 à criação, desenvolvimento e implementação de projetos pedagógicos inovadores e cientificamente validados pela UMinho, em áreas tão díspares como inclusão, alimentação, ambiente, bullying e bem-estar animal. Tem um percurso único na promoção do empreendedorismo júnior na rede de ensino básico e secundário em Portugal; o seu livro “Senhor empreendedorismo” teve até edição angolana, destaque na “Forbes Brasil” e foi convertido em videojogo. A Betweien promove ainda, a cada ano, os Prémios Nacionais de Educação e o Prémio de Literatura Infantil, distinguindo o trabalho de municípios, escolas, IPSS e associações.

Deixe um comentário