Vila Verde

Câmara de Vila Verde esclarece situação da Central de Camionagem

Depois da visita da CDU à central de camionagem de Vila Verde de que resultou um comunicado com algumas denúncias e pedidos de esclarecimento à autarquia, a Câmara emitiu um comunicado esclarecendo a situação.

O edifício da Central de Camionagem foi atingido por um incêndio ocorrido a 10/03/2025, que teve origem numa das lojas, afetando várias áreas do edifício. O Município de Vila Verde interveio para minimizar estragos e reparar danos que afetaram áreas públicas do edifício.

Segundo a autarquia, “todas as peritagens apontam para que o incêndio tenha ocorrido no interior de uma das lojas arrendadas, tendo-se confirmado a regularidade do sistema elétrico central”.

Entretanto, devido a ação judicial promovida pela lojista onde teve origem o incêndio e por força de consequente providência cautelar para “prova futura”, está impedida qualquer intervenção na zona diretamente afetada pelo incêndio. Por essa mesma razão, mantém-se “o cheiro a queimado” e a “sujidade de fuligem”, assim como equipamentos danificados no interior das lojas afetadas.

Neste contexto, a zona diretamente afetada pelo incêndio encontra-se vedada. “Apesar das condicionantes em vigor, foram asseguradas todas as condições de segurança para a operacionalidade da Central de Camionagem e para que as áreas públicas e de circulação se mantenham acessíveis e disponíveis aos utentes e trabalhadores”.

O edifício da Central de Camionagem continuará a ser monitorizado pelos serviços municipais de limpeza e manutenção.

Para o Município, “logo que seja possível do ponto de vista judicial e jurídico – isto é, logo que seja efetuada a peritagem solicitada pela lojista onde o incêndio deflagrou –, o Município irá intervir para restaurar e requalificar esta infraestrutura, por forma a que seja dotada de condições mais modernas e funcionais, tendo em conta a sua reconhecida importância nas políticas estratégicas do Município para a mobilidade”.

Deixe um comentário