No início deste ano, entrou em funções uma nova geração de centros de informação EUROPE DIRECT, com 13 centros em Portugal parte de uma rede de mais de 400 em toda a União Europeia, reforçando, assim, a aproximação da União Europeia aos cidadãos.
Os centros EUROPE DIRECT são pontos de informação local que comunicam as políticas e iniciativas da União Europeia, com especial enfoque nas questões de maior impacto nas respetivas regiões. Organizam eventos públicos, esclarecem dúvidas, fornecem informação, incluindo sobre legislação, programas e oportunidades de financiamento. Para além disso, também recolhem as preocupações dos cidadãos, funcionando como canal de comunicação bidirecional entre as instituições europeias e o território nacional.
Esta nova geração de centros estará ativa até 31 de dezembro de 2030. Em Portugal, a rede é constituída pelos seguintes centros:
· EUROPE DIRECT Açores, Angra do Heroísmo
· EUROPE DIRECT Algarve, Faro
· EUROPE DIRECT Alto Alentejo e Alentejo Central, Évora
· EUROPE DIRECT Área Metropolitana de Lisboa, Palmela
· EUROPE DIRECT Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, Mértola
· EUROPE DIRECT Beira Interior, Covilhã
· EUROPE DIRECT Aveiro e Viseu Dão Lafões, Aveiro
· EUROPE DIRECT Madeira, Câmara de Lobos
· EUROPE DIRECT Maia, Maia
· EUROPE DIRECT Minho, Barcelos
· EUROPE DIRECT Oeste e Vale do Tejo, Cadaval
· EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria, Coimbra
· EUROPE DIRECT Trás-os-Montes, Bragança
A seleção dos centros EUROPE DIRECT resultou de um convite à apresentação de propostas lançado em maio de 2025. A subvenção máxima prevista anualmente para cada centro selecionado em Portugal é de 40 mil euros.
