Na corrida de 6ª feira Félix da Costa já tinha mostrado uma excelente performance, tendo terminado no 5º lugar, amealhando 10 pontos para o campeonato. Mas o melhor estava para reservado para a corrida de ontem, com AFC a registar o melhor tempo na sessão de grupos de qualificação, para garantir depois o 3º lugar na grelha de partida.
Na corrida, Félix da Costa adoptou uma estratégia inicial de gestão de energia, para nas últimas dez voltas atacar e saltar para a frente da corrida, garantindo a vitória, com uma margem de 2,574 segundos de vantagem face a Sebastien Buemi, o 2º classificado. Esta vitória da 13ª da carreira do piloto Português na Fórmula E, mas a primeira ao serviço da equipa Jaguar, ele que este ano se mudou de armas e bagagens, para a prestigiada marca Inglesa.
António Félix da Costa: “Que vitória incrível, foi uma corrida intensa, onde tudo correu bem, uma estratégia de gestão de energia perfeita e a activação dos attack mode foi critica. Finalmente conseguimos materializar o nosso andamento em resultados e esta vitória é um grande boost para mim e toda a minha equipa, que me tem apoiado muito na adaptação e ambientação à Jaguar. Sou um lutador por natureza e uma vez mais mostrámos toda a nossa raça lusitana em pista, com uma vitória incrível, num dia muito bom para mim, para a Jaguar e para todos os Portugueses que me apoiam sempre! Seguimos fortes para a próxima corrida em Madrid, em busca de mais momentos como este!”
Como já referido, António Félix da Costa (Jaguar) esteve brilhante e venceu categoricamente a corrida do Mundial de Fórmula E, em Jeddah. Na 2ª posição terminou Sebastien Buemi (Envision), com Oliver Rowland (Nissan) a fechar o pódio. Ainda sobre Jeddah, na sexta-feira foi Pascal Wehrlein (Porsche) a vencer, com Edoardo Mortara (Mahindra) a ser 2º e Mitch Evans (Jaguar) a fechar o pódio. Nas contas do campeonato Félix da Costa sobe agora a 7º, com 39 pontos, numa classificação actualmente liderada por Wehrlein, com 68 pontos.
A próxima prova do Mundial de Fórmula E tem lugar em Madrid, no circuito de Jarama, naquela que será a corrida “da casa” para Félix da Costa, aquela que é a prova mais próxima de Portugal, onde se espera muito público Português a apoiar o piloto luso da Jaguar TCS Racing.
Classificação Mundial de Fórmula E 2025 / 2026:
Pascal Wehrlein – 69 pontos
Edoardo Mortara – 62 pontos
Oliver Rowland – 49 pontos
Nick Cassidy – 48 pontos
Mitch Evans – 47 pontos
Nico Muller – 45 pontos
António Félix da Costa – 39 pontos
Jake Dennis – 39 pontos
Sebastien Buemi – 37 pontos
Joel Eriksson – 18 pontos
… (20 pilotos classificados)
Calendário Fórmula E 2025/2026
6 Dezembro – São Paulo (Brasil)
10 Janeiro – Mexico City (Mexico)
31 Janeiro – Miami (EUA)
13 Fevereiro – Jeddah (Arábia Saudita)
14 Fevereiro – Jeddah (Arábia Saudita)
21 Março – Madrid (Espanha)
2 Maio – Berlim (Alemanha)
3 Maio – Berlim (Alemanha)
16 Maio – Monaco (Monaco)
17 Maio – Monaco (Monaco)
20 Junho – Sanya (China)
4 Julho – Shanghai (China)
5 Julho – Shanghai (China)
25 Julho – Tóquio (Japão)
26 Julho – Tóquio (Japão)
15 Agosto – Londres (Reino Unido)
16 Agosto – Londres (Reino Unido)
