Desporto

Guimarães recebe pela primeira vez prova do Campeonato Europeu de Ralis

Guimarães prepara-se para receber, pela primeira vez, o Campeonato Europeu de Ralis (FIA ERC), assumindo em 2026 um papel central numa das mais prestigiadas competições internacionais do automobilismo. Entre 23 e 25 de outubro, o Rally Cinco Cidades do Norte levará ao território alguns dos melhores pilotos e equipas internacionais, reforçando a projeção de Guimarães no panorama dos grandes eventos desportivos.

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Alberto Martins, destacou a oportunidade única que a realização da prova representa para projetar Guimarães internacionalmente, colocando o concelho no centro de uma das principais competições do automobilismo mundial.

“Estamos a falar de uma das principais montras do automobilismo mundial, com os melhores pilotos e as melhores equipas. E Guimarães não servirá apenas para acolher um troço: será a sede do Europeu de Ralis em 2026.”

Para Alberto Martins, a chegada do FIA ERC traduz a capacidade crescente do concelho para acolher competições de dimensão internacional e representa uma oportunidade de afirmação de Guimarães além-fronteiras. “É um momento muito importante para Guimarães. Teremos cá os melhores da modalidade, e isso traz-nos toda a projeção associada a uma competição desta dimensão. Trabalharemos para que 2026 seja o início de um percurso e de uma ligação duradoura, com futuro, entre Guimarães e o Campeonato Europeu de Ralis”.

A presença do Europeu de Ralis no concelho traduzir-se-á num programa que cruza competição, proximidade com o público e valorização do território. No dia 23 de outubro, Guimarães recebe uma ação de plantação de árvores, como sinal do compromisso com o cuidado ambiental, e uma sessão de autógrafos com os pilotos, em local a definir no centro histórico.

Nesse mesmo dia, o Campo de São Mamede será palco da grande partida da prova, seguindo-se a Super Especial da Montanha da Penha, levando a competição a um dos locais mais emblemáticos do concelho.

No dia 25 de outubro, Guimarães volta a assumir um lugar central nos momentos decisivos do evento, com o pódio final tendo o Castelo de Guimarães como pano de fundo e a realização da Gala Final do Campeonato Europeu de Ralis, encerrando a etapa portuguesa da competição.

Anteriormente conhecido como Rally Serras de Fafe, o Rally Cinco Cidades do Norte é uma prova de referência do automobilismo nacional e passa agora a integrar o calendário do FIA European Rally Championship. A competição decorrerá por vários troços do Norte de Portugal, mantendo passagens emblemáticas, entre as quais o conhecido salto da Pedra Sentada, em Fafe.

Entre 23 e 25 de outubro, Guimarães estará no centro da dinâmica desportiva e organizativa da competição, reforçando a sua presença no calendário internacional e a capacidade para atrair grandes eventos.

A estreia no Campeonato Europeu de Ralis representa, assim, um novo marco para o concelho, com impacto na projeção externa, na atratividade e na dinamização do território junto de equipas, pilotos e adeptos de diferentes países.

Deixe um comentário