Vila Verde

ERPI Villa Lazarus prepara abertura em Vila Verde e inicia recrutamento para uma equipa multidisciplinar

A Lazarus – Centro Social da Paróquia de São Lázaro prepara-se para abrir, na freguesia de Loureira, Vila Verde, a ERPI Villa Lazarus, um novo equipamento residencial destinado a pessoas idosas que pretende afirmar-se pela qualidade dos cuidados, inovação, proximidade e acompanhamento multidisciplinar.

Com capacidade para 120 residentes, a Villa Lazarus representa um novo passo na estratégia de desenvolvimento da instituição, que conta com 43 anos de atividade no setor da economia social, 11 respostas sociais e cerca de 1.300 utentes diretos e indiretos. A nova unidade pretende alargar a intervenção da Lazarus para uma dimensão regional, respondendo ao crescimento das necessidades associadas ao envelhecimento da população e à maior complexidade clínica e funcional das pessoas idosas.

Uma ERPI pensada para uma nova realidade do envelhecimento
A Villa Lazarus foi concebida para responder a uma realidade em que o envelhecimento é frequentemente acompanhado por situações de multimorbilidade, dependência e deterioração cognitiva Nesse sentido, o projeto procura ultrapassar o modelo tradicional de resposta residencial, através de uma abordagem centrada na pessoa e orientada para a funcionalidade, autonomia, bem-estar e dignidade dos residentes.

A infraestrutura foi igualmente pensada para suportar este modelo de intervenção. Entre as valências previstas encontram-se gabinete médico, sala de fisioterapia, sala Snoezelen, espaços de hidromassagem, salão de beleza, oratório, cozinha e espaços exteriores de lazer, além de soluções tecnológicas e clínicas destinadas a reforçar a segurança e a qualidade dos cuidados. O edifício dispõe ainda de 129 pontos de gases medicinais e 129 pontos de vácuo, bem como sistemas digitais de apoio à gestão clínica e social.

Uma equipa multidisciplinar para acompanhar cada residente
Para concretizar este modelo, a Villa Lazarus está a preparar uma equipa multidisciplinar composta por diferentes áreas profissionais.

O quadro previsto inclui médicos, psiquiatra, fisiatra, neurologista, fisioterapeutas, psicólogo, nutricionista, terapeutas ocupacionais, terapeuta da fala, assistente social, direção técnica, animador sociocultural, enfermeiros, auxiliares de ação médica/ajudantes de ação direta e profissionais de serviços gerais, entre outras funções de suporte.

A filosofia do projeto é clara: as equipas devem adaptar-se às necessidades das pessoas e não o contrário. A intervenção deverá respeitar as características individuais de cada residente, independentemente da sua história clínica ou do grau de dependência, colocando a pessoa e a sua dignidade no centro de todo o processo de cuidados.

Recrutamento já está a decorrer
Com a abertura da Villa Lazarus no horizonte, a Lazarus está a iniciar o processo de constituição da equipa que acompanhará este novo projeto desde a primeira fase.

A instituição procura profissionais comprometidos, responsáveis, com espírito de equipa e verdadeira vocação para cuidar, capazes de contribuir para a construção de um serviço humanizado, tecnicamente qualificado e orientado para a excelência.

Entre as áreas profissionais para as quais são procurados candidatos encontram-se:
 Médico;
 Fisioterapeuta;
 Psicólogo;
 Nutricionista;
 Terapeuta ocupacional;
 Terapeuta da fala;
 Assistente Social;
 Escriturária;
 Animador Sociocultural, Educador Social ou Técnico de Geriatria;
 Auxiliar de Ação Médica / Ajudante de Ação Direta;
 Enfermeiro;
 Empregado Auxiliar / Serviços Gerais.

O dossier do projeto prevê, em particular, uma equipa significativa de auxiliares de ação médica/ajudantes de ação direta e de enfermagem, refletindo a intensidade de cuidados associada ao perfil dos futuros residentes.

“Cuidar, servir e fazer a diferença”
Mais do que uma nova estrutura residencial, a Villa Lazarus pretende constituir-se como um projeto de intervenção social e clínica diferenciador, colocando no centro da sua missão a pessoa idosa e o direito a envelhecer com dignidade, segurança, acompanhamento e qualidade de vida.

Candidaturas abertas
Os profissionais interessados em integrar a equipa da Villa Lazarus podem enviar o seu Curriculum Vitae para: recrutamento@lazarus.com.pt

A Lazarus convida todos os profissionais que se identifiquem com os valores do projeto e que pretendam fazer parte desta nova etapa a apresentar a sua candidatura.

Inscrição de utentes
As famílias e pessoas interessadas em obter informações sobre a inscrição de utentes na ERPI Villa Lazarus podem contactar o Centro Social da Paróquia de São Lázaro através do telefone 253 609 090 ou do endereço de email geral@lazarus.com.pt.

A abertura da Villa Lazarus será anunciada muito em breve.

Deixe um comentário