Minho

Férias para ajudar causas sociais é a proposta da Habitat

Para fazer face aos atuais constrangimentos, a Habitat For Humanity Portugal lançou um desafio às famílias: passar férias, celebrar ocasiões especiais ou organizar de eventos ajudando causas sociais. Uma forma que a instituição encontrou para fazer face “uma das maiores provações desde que fundamos a nossa associação”.

Visando a sustentabilidade a longo prazo, em 2017, a Habitat for Humanity Portugal adquiriu uma propriedade de turismo rural, a Domus Habitat Portugal, através de um empréstimo, no sentido de alojar anualmente cerca de 300 voluntários internacionais, maioritariamente americanos e canadianos, e nacionais que colaboram na construção de casas para famílias carenciadas.

Também é possível alugar a propriedade para passar férias, celebrar ocasiões especiais ou para organização de eventos. O plano de negócios prevê que o valor da acomodação reverta a favor da Associação invés de pagos a hotéis onde os voluntários antigamente ficavam alojados.

Este projeto, visto como uma referência pela “mãe” Habitat for Humanity (www.habitat.org), que visa a sustentabilidade a longo prazo, tem tanto de inovador como de abrangente e contempla diversas valências: alojamento de voluntários, alojamento temporário de famílias, local para eventos e formação, escritório da Habitat for Humanity Portugal e armazém de bens doados.

Dada a atual conjuntura, a Domus Habitat Portugal perdeu todas as receitas da acomodação de todos os voluntários internacionais que iriam apoiar a associação ao longo do ano.

Neste sentido, a aposta passa por alugar a Domus Habitat Portugal a famílias que procuram outro tipo de férias. “Ao escolher-nos, as pessoas estarão a contribuir, ao mesmo tempo, para o combate à pobreza. Quem por cá passa, volta sempre”.

Desde a sua fundação, a Habitat for Humanity Portugal já apoiou a construção ou reconstrução de casas de 100 famílias carenciadas, ajudando famílias a terem uma casa digna onde viver, colocando em prática a sua Visão: “Um mundo onde todos têm um lugar digno onde morar”.

Nos últimos anos, a Habitat for Humanity Portugal tem recebido cada vez mais pedidos de ajuda por parte de famílias que vivem em condições indignas e, dada a situação que todos enfrentam e que abalou a economia, a Habitat “perdeu a maior parte da nossa angariação de fundos. Sabemos que na mesma situação que nós estão centenas de organizações que lutam por um mundo melhor e mais justo”.

“Apesar da nossa resiliência e tentativa de abraçar várias formas de angariação de fundos, o nosso principal motor de trabalho e receitas/angariação de fundos, o programa de voluntariado internacional Global Village, que nos permitia receber anualmente dezenas de voluntários internacionais, foi suspenso desde do início do ano de 2019, sem garantias nenhumas”, acrescentam ainda.

“Temos estado focados em dar a volta a esta situação inesperada com humildade, comprometimento e persistência mas estamos claramente a atravessar uma das maiores provações desde que fundamos a nossa associação”.

Deixe um comentário