O SC Braga conquistou, este domingo, a terceira Taça de Portugal em, precisamente, 100 anos de história, ao derrotar o Benfica, no Estádio Cidade de Coimbra, por 2-0, graças aos golos de Lucas Piazón e Ricardo Horta.
Os encarnados jogaram durante mais de 70 minutos reduzidos a dez, por via da expulsão ‘madrugadora’ de Helton Leite (e mais tarde a nove, por culpa de Adel Taarabt), e dão, assim, por encerrada a temporada 2020/21 sem vencer um único troféu.
Uma ‘chapelada’ no estômago
SC Braga e Benfica entraram em campo de ‘faca nos dentes’, protagonizando um duelo, muitas vezes, mais disputado do ponto de vista físico do que, propriamente, bem jogado, ainda que com maior pendor para o lado dos encarnados.
A equipa orientada por Jorge Jesus conseguiu pressionar o adversário e recuperar a bola em posições adiantadas, mas a estratégia acabaria por cair por terra quando, aos 16 minutos, Nuno Almeida expulsou Helton Leite por falta sobre Abel Ruiz.
Os minhotos começaram, finalmente, a conseguir jogar no meio-campo ofensivo e a criar oportunidades de perigo. Galeno tentou a sorte de longe, mas sem sucesso, e, pouco depois, Nicolás Otamendi teve que se aplicar para impedir o golo de Ricardo Horta.
Já à beira do intervalo, o Benfica viveu a melhor fase, e esteve à beira de marcar, primeiro, por Haris Seferovic, e depois, por Julian Weigl. Mas quem não marca arrisca-se a sofrer, e Lucas Piazón aproveitou um adiantamento de Odysseas Vlachodimos para marcar um golaço.
Vitória minhota só pecou por escassa
A segunda parte arrancou com um autêntico ‘massacre’ do SC Braga, que se instalou último terço do terreno e foi somando desperdiçando oportunidades, ora por intervenções ‘miraculosas’ de Odysseas Vlachodimos, ora por desacerto dos avançados.
O Benfica foi tentando responder, mas apenas conseguiu chegar à frente a espaços, e, tirando um remate já em desequilíbrio de Darwin Núñez, pouco mais fez para fazer por merecer a conquista da prova-rainha do futebol nacional.
A ‘machadada final’ acabaria por surgir já à beira do apito para o intervalo. Rafa perdeu a bola para Ricardo Esgaio junto à linha lateral, e esta sobrou para Abel Ruiz, que assistiu para um autêntico ‘míssil’ de Ricardo Horta.
A pior parte da noite estaria reservado para o tempo de compensação. Adel Taarabt atirou com Lucas Piazón ao chão, e envolveu-se numa ‘troca de galhardetes’ com Eduardo. Nuno Almeida não hesitou e expulsou os jogadores e o treinador de guarda-redes.
O SC Braga conquista, desta maneira, a terceira Taça de Portugal da história. A última remontava a 2016, quando, sob as ordens de Paulo Fonseca, bateu o FC Porto, no estádio do Jamor, no desempate por grandes penalidades.
