O ilustre advogado vilaverdense, João Lobo, de 70 anos morreu, esta madrugada, vítima de uma paragem cardio-respiratória. O ex-presidente da Assembleia Municipal, tinha estado na apresentação do boletim cultural do concelho dedicado a Machado Vilela, e no regresso a casa sentiu-se mal.
Foi levado para o Hospital da Misericórdia de Vila Verde não foi possível reverter o quadro clínico.
João Lobo era uma das principais figuras políticas de Braga, e foi deputado durante o XX Governo Constitucional. Natural de Mós, foi presidente da Assembleia Municipal, e encontrava-se “afastado” das lides políticas.
João Lobo é natural de Santa Maria de Mós, Vila Verde, onde nasceu em 1951. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exercia advocacia em Braga, Mestre em Estudos Europeus pela Universidade do Minho, em 1989 e Doutorando em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela. Dedicou a sua vida à Advocacia, à escrita e à política. Foi Professor nas Universidades do Minho, Fernando Pessoa e na Universidade Católica
Publicou desde 1985, sendo A Culpa e Outros Contos Fantásticos, A Caminho do Coliseu Quadrado, dos últimos que deu à estampa. Mas, apesar de não muito difundida nos círculos comerciais, a sua obra é vasta: em 1985 publicou o romance “A Praga”, em 1986 “O Paredão dos Lacraus”, em 1987 “A Fonte do Ídolo”, em 1991 “A Fantástica Aventura de Salomé Reconquilha e Seu Cão Tirone”. Ainda em 1991 saiu o seu livro de contos “Sol no Eirado”, em 1994 o diário “Olhar Suspenso”, as crónicas intituladas “Pequeno Dicionário da Infância” saem em 1997, o livro de contos “O Outro Lado da Luz” em 2004, “Viagens à Terra do Silêncio”, crónicas, em 2007. De novo contos, “Nove Passos no Infinito”, em 2009, “Os Senhores do Tempo” e “Diário da Vida de Um Mocho”, em 2010, e o livro de contos “O Voo do Noitibô”, em 2012. Em 2015 é a vez de “A Caminho do Coliseu Quadrado”, e finalmente “A Culpa”, em 2017.
Cargos Políticos:
– Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Vila Verde desde 1997 até à presente data.
– Presidente da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Cávado.
– Candidato, por duas vezes, a deputado ao Parlamento Europeu na Lista do PSD .
– Membro da Comissão Política Distrital do PSD pelo período de dois mandatos.
– Membro da Assembleia Distrital de Apuramento de votos, em várias eleições sucessivas, na qualidade de Jurista de mérito.
– Presidente do Grupo de Estudos da Comissão Política Distrital de Braga do PSD .
Outros Cargos Desempenhados:
– Presidente da Assembleia da Grande Área Metropolitana do Minho.
– Presidente da Assembleia da Associação Cultural e Literária “Autores de Braga”.
Outras Atividades:
– Colaborador do Jornal Diário do Minho e da Revista da Academia de Língua Portuguesa Galega.
