Amares

Galeria de Artes e Ofícios de Amares reabre, amanhã, com um novo formato

A Galeria de Artes e Ofícios de Amares reabre portas, amanhã à tarde, com um conceito diferente. “Até agora, era mais um posto de Turismo, e queremos que seja mais artes e ofícios, promovendo aquilo que se vai fazendo no concelho”, revela a vereadora da Cultura, Cidália Abreu, ao ‘Terras do Homem’.

À frente da Galeria vai ficar a artesã Conceição Gonçalves que tem preparado um conjunto de ‘surpresas’ e miniexposições para este arranque. Para além do destaque ser o Natal, ao longo da galeria haverá áreas dedicadas a António Variações e Amália, a Gualdim Pais, ao casamento associado ao Santo António, à laranja de Amares, aos pescadores dos rios Cávado e Homem.

“Estarão expostos os trabalhos manuais que fui fazendo ao longo de mais de dez anos que estavam confinados ao meu atelier e que agora ficam disponíveis para que todas as pessoas os possam ver”. Trabalhos esses, como reconhece, Cidália Abreu, “contam a história de Amares, promovem o concelho e dão uma ideia do trabalho artesanal que se vai fazendo”.

Segundo Cidália Abreu, “há algum tempo que pensamos em valorizar a Galeria de Artes e Ofícios, dando-lhe um cunho diferente daquele que teve até aqui. E a Dona Conceição foi uma pessoa fundamental para que a galeria passe mais a artes e ofícios”. A sua “dinâmica na promoção do concelho, não só nas marchas, apresentando temáticas que promovem e valorizam Amares foi fundamental para a nossa decisão”.

A vereadora confirma que “a galeria estará aberta para outras iniciativas, não perderá a sua componente de porta de entrada do concelho, em termos de posto de turismo, mas será muito mais do que isso”, acrescentando que “queremos promover o concelho como um todo, mostrando as duas potencialidades e a galeria servirá para isso”.

Conceição Gonçalves diz ao ‘Terras do Homem’, ter muitas ideias para dinamizar a galeria: “quero mudar com regularidade as exposições, valorizando mais uns aspetos do que outros, conforme a época do ano”. Para além, de uma funcionária municipal, Conceição Gonçalves estará no espaço, para fazer visitas guiadas a quem quiser.

Workshops
A galeria estará aberta no horário de expediente de segunda a sexta e em fins-de-semana que se revelem necessários. “Esta ideia de agarrar as artes e os ofícios é para nós estratégico até como forma de agregar, ainda mais, o concelho”, refere a vereadora.

No futuro, Conceição Gonçalves quer dinamizar o espaço, também, com workshops ligados à costura e não está descartada a hipótese de criar outras espaços. “Sem o apoio do Município, não teria conseguido instalar-me aqui na galeria”, reconhece a artesã.

Cidália Abreu não poupa elogios, “mais do que merecidos”, à artesã: “está a fazer um trabalho ao nível da limpeza, de esconder alguns problemas estruturais que é notável”. A vereadora reconhece que “a galeria não sofre intervenções há muito tempo. Para o ano, queremos fazer uma intervenção que resolva os problemas da galeria porque é necessário”.

A Universidade Sénior pode, ainda segundo a vereadora, passar a ter uma componente letiva no espaço, aproveitando todo o trabalho artístico e as temáticas que Conceição Gonçalves conceber para a galeria.

Galeria
A Galeria de Artes e Ofícios, na Praça do Comércio, em Ferreiros, sempre foi um espaço não consensual junto dos amarenses, a começar pela sua construção. O objetivo deste edifício é dar conhecer a cultura e as tradições através das várias artes e ofícios, bem como promover aquilo que de melhor se produz no concelho.

No entanto, é verdade que nem sempre foi assim, e o espaço, como reconhecem os decisores políticos, está a degradar-se, precisando de obras de recuperação, que a vereadora da cultura confirma que poderão arrancar para o próximo. Esta nova dinâmica e o seu eventual ‘sucesso’ pode ser importante para justificar a intervenção.

Pela galeria já passaram exposições desde olaria, funilaria, latoaria, artigos em madeira, ou estanho, bem como bordados, lenços dos namorados, loiça pintada à mão e cavaquinhos. Para além disso, no espaço eram possível encontrar o vinho da região e produtos derivados da laranja de Amares, como licores, bolachas e compotas, entre outros.

Abertura
A reabertura da Galeria de Artes e Ofícios está marcada para as 15h00, com a presença do presidente da câmara de Amares, Manuel Moreira. Para o momento especial, Conceição Gonçalves promete algumas surpresas, sobretudo, para as famílias e os mais pequenos.

Um trenó será um dos motivos de atração e no qual será possível tirar fotografias. Caso esteja bom tempo, o mesmo poderá ser descolocado para o exterior da galeria, assumindo-se como chamariz para o interior do espaço.

Conceição Gonçalves revela, ainda, que já em janeiro, haverá novos destaques em termos exposicionais: “tenho muitos objetos antigos que poderão ir rodando dentro da galeria, tornando o espaço diferente e dinâmico”.

Deixe um comentário