Minho

Braga promove sessão de apresentação da plataforma +Cidadania para encarregados de educação

O Município de Braga promoveu uma sessão de contextualização e apresentação da plataforma +Cidadania direcionada para pais e encarregados de educação. Na sua atuação educativa, a Autarquia Bracarense prima pela promoção da igualdade de acesso a uma educação de qualidade e inovadora para combater e reduzir o abandono escolar precoce. É com esse propósito que, há seis anos coloca à disposição da comunidade educativa do Concelho a plataforma digital +Cidadania.

As sessões foram divididas entre os dias 1 e 2 de Fevereiro. No primeiro dia as atenções estiveram voltadas para a apresentação dos recursos direcionados para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e, num segundo momento, apresentaram-se as atividades disponíveis para trabalhar os conteúdos da educação pré-escolar. Em ambas as sessões participaram 130 encarregados de educação do 1.º ciclo e 37 do ensino pré-escolar.

Na sessão de trabalho, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga referiu que numa fase atípica e em que é pedido à comunidade escolar uma adaptação constante a esta nova realidade, professores, alunos e pais são confrontados com uma série de mutações nas metodologias de ensino. “O digital entrou na escola e cimentou-se de forma a auxiliar no ensino e aprendizagem. Esta é uma ferramenta que, para além de promover uma transmissão de saber equitativa – em casa ou em sala de aula -, também se revela fundamental em termos pedagógicos e científicos, na medida em que reúne uma série de curiosidades históricas, identitárias e culturais que, muitas vezes, podem ‘escapar’ aos mais novos”, explicou Carla Sepúlveda.

A vereadora lembrou que os conteúdos disponíveis nesta plataforma “são promotores de saber e conhecimento sobre o território nacional, incidindo num sentimento de pertença e cidadania”, acrescentando que a importância do +Cidadania no apoio ao estudo em registo de sala de aula e em casa num ambiente familiar, “proporciona um ambiente de aprendizagem acessível a todos os contextos”.

Esta ferramenta destina-se a toda a comunidade educativa (alunos, professores e encarregados de educação) e potencia um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitadora das aprendizagens, do trabalho colaborativo e de partilha de ideias em contexto escolar e em família.

Com recurso a atividades dinâmicas e lúdicas, incide na promoção e desenvolvimento de conhecimentos, competências e valores, ajudando as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade e preparando-as para os desafios da sociedade atual. Dá resposta às novas exigências do ensino, fomentando a comunicação entre professores, alunos e encarregados de educação.

A promoção de sessões destinadas aos encarregados de educação surge da necessidade de os incluir na dinamização da utilização da plataforma. O reconhecimento das potencialidades do +Cidadania apresenta-se como uma mais valia para o objetivo de auxiliar as crianças a utilizar o recurso em contexto familiar. Para além dos conteúdos pedagógicos que podem ser trabalhados, existe a possibilidade de, em família, participarem nas diversas atividades e concursos disponibilizados na plataforma. De ressaltar que, todos os Agrupamentos de Escolas, acolhem o referido projeto nos seus estabelecimentos de ensino.

Deixe um comentário