Nacional

Autoridades iniciam campanha sobre sinistralidade rodoviária na 2.ª-feira

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciam, na segunda-feira, uma campanha de sensibilização para quem anda na estrada. A iniciativa está prevista durar quatro dias, até quinta-feira.

De acordo com um comunicado enviado pela GNR ao Notícias ao Minuto, a Campanha de Segurança Rodoviária ‘Ao volante, o telemóvel pode esperar’ tem “como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução”.

A 50 km/h, olhar para o telemóvel durante 3 segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados, o equivalente a uma fila de 10 carros.

A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente, causando um aumento no tempo de reação a situações imprevistas.

A campanha integrará ações de sensibilização da ANSR em território continental e do serviço das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira, e também operações de fiscalização pela GNR e PSP.

Estas ações de sensibilização vão decorrer ao mesmo tempo que operações de fiscalização, e as autoridades contam por onde vão andar:

+Dia 27 de março, às 9h00: IC 2, km 131,400 (Boa Vista), Leiria;
+Dia 28 de março, às 14h00: Avenida General Humberto Delgado, Bragança;
+Dia 29 de março, às 8h00: Avenida João Franco, junto à Ponte da Régua, Peso da Régua;
+Dia 30 de março, às 8h30: Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, Guarda.

A ANSR, a PSP e a GNR relembram também alguns dos perigos para os condutores que usam o telemóvel.

-Os condutores que utilizam o telemóvel durante a condução são mais lentos a reconhecer e a reagir a perigos;
-A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação;
-O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

Deixe um comentário