Foi aprovada a candidatura da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) para um investimento de cerca de três milhões de euros no Centro Tecnológico Especializado (CTE), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com este apoio, a EPATV irá modernizar, até ao final de 2025, os seus equipamentos tecnológicos e industriais, o que resultará numa melhoria das aprendizagens dos alunos e no acompanhamento dos avanços tecnológicos mais recentes e especializados.
Este apoio resultou de uma candidatura da EPATV no âmbito da Componente 6 – Qualificações e Competências (C6) do Plano de Recuperação e Resiliência e do Investimento RE-C06-i01: Modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional do PRR. O plano tem como objetivo estratégico aumentar a capacidade de resposta do sistema educativo e formativo, combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego, sobretudo dos jovens e dos adultos com baixas qualificações.
O investimento será aplicado nas áreas Industrial e Informática na EPATV, nomeadamente na aquisição de equipamentos destinados à prática educativa e formativa dos CTE e na modernização da infraestrutura tecnológica, diretamente relacionada com a instalação e funcionamento desses equipamentos. Acrescenta-se que este investimento será também aplicado no apetrechamento e requalificação de espaços e oficinas relacionadas com a prática educativa e formativa dos CTE.
Com este investimento, “acreditamos que iremos melhorar a qualidade e a motivação dos alunos nas aulas práticas e aproximá-los mais dos avanços mais recentes nas indústrias, um aspeto essencial na economia moderna”.
