Curiosidades

Mãe e filha entre mortos de acidente com balão no Brasil

Já se sabe quem são as oito vítimas mortais do acidente com um balão de ar quente, este sábado, em Praia Grande, Santa Catarina, no Brasil. Mãe e filha, um oftalmologista, um patinador e dois casais perderam a vida na tragédia.

De acordo com o site G1, que cita a Polícia Civil, uma das vítimas é Leane Elizabeth Herrmann. A mulher, moradora de Blumenau, no Vale do Itajaí, estava no passeio de balão com a filha, Leise Herrmann Parizotto, médica que também morreu.

Outra vítima identificada é Andrei Gabriel de Melo, oftalmologista que trabalhava em Fraiburgo.

No acidente também perdeu a vítima Leandro Luzzi, patinador artístico, que dava aulas em Brusque, no Vale do Itajaí.

Entre as oito vítimas mortais estão também dois casais. Janaina Moreira Soares da Rocha e Everaldo da Rocha, que estavam a passear na cidade e eram naturais de Joinville. Morreram também Fabio Luiz Izycki e Juliane Jacinta Sawicki, ele trabalhava num banco e ela era engenheira agrónoma.

As causas do acidente ainda não foram apuradas. O piloto, um dos 13 sobreviventes, já foi ouvido pela Polícia Civil e terá detalhado que o fogo começou no cesto do balão e terá sido provocado por um maçarico.

Ao aperceber-se do problema e tentar pousar, o piloto e outras 12 pessoas conseguiram saltar do balão, mas as oito vítimas não conseguiram sair a tempo. Com a perda de peso, o balão voltou a subir rapidamente, enquanto o fogo se expandia.

“A dinâmica do acidente foi a seguinte: ao identificar o fogo no cesto, o piloto tentou manobrar para descer e pousar o balão. Durante essa manobra, algumas pessoas — 13, incluindo ele — acabaram pulando do balão, enquanto outras oito não conseguiram sair”, disse o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Zevir Cipriano Junior, citado pelo Metrópoles.

“As pessoas acabaram morrendo carbonizadas, quatro, e outras quatro pularam do balão quando ele estava caindo”, acrescentou.

As imagens divulgadas nas redes sociais, e captadas por pessoas que estavam em terra, mostram que o dia estava limpo e o sol brilhava na altura em que tudo aconteceu. É possível ver fumo, chamas e o balão a cair numa questão de segundos.

A empresa responsável pelo voo, a Sobrevoar, informou, em comunicado, que o piloto era experiente e “adotou todos os procedimentos indicados para tentar salvar todos os que estavam a bordo”. O veículo tinha autorização e as licenças necessárias para voar, aponta o g1.

Praia Grande, no extremo sul do estado de Santa Catarina, é uma região conhecida como Capadócia brasileira e é um famoso destino para a prática do balonismo.

O alerta foi dado pelas 9h30 (hora local). O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi mobilizado para a ocorrência.

Este é o segundo acidente grave de balão em menos de uma semana no Brasil. Na última terça-feira, uma mulher morreu e outras 11 pessoas ficaram feridas após outro acidente de balão em Boituva, no interior de São Paulo. A vítima mortal deste acidente foi identificada como Juliana Pereira, de 27 anos, que estava num passeio com o marido para comemorem o Dia dos Namorados, que se assinala a 12 de junho no Brasil.

Redação

Sobre o autor

Comente esta notícia